27/4/2006 16:03:00
Evento em Brasília acontece simultaneamente à exposição Embrapa 33 anos; Embrapa Milho e Sorgo apresentará três tecnologias
Um software capaz de estimar o momento exato das irrigações, assim como a quantidade de água a ser fornecida, desde a época do plantio até a fase de colheita. Estas são as vantagens do Irriga Fácil, software apresentado pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) durante a V Exposição de Tecnologia Agropecuária - Ciência para Vida, que está sendo realizada até o próximo domingo, 30, em Brasília-DF pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (conheça outras tecnologias que a Embrapa Milho e Sorgo apresenta no evento no decorrer da semana).
Entre as vantagens, o Irriga Fácil substitui outras estratégias de manejo de irrigação, dispendiosas na maioria das vezes. "Os equipamentos para medir o potencial de água no solo e na planta e os modelos que dependem de dados climáticos diários de difícil obtenção poderão ser substituídos pelo software, que estimará com precisão e simplicidade o quanto e quando irrigar", descreve o pesquisador Morethson Resende, um dos coordenadores do trabalho.
Outro diferencial do sistema entre grandes produtores é a significativa redução de custos, se comparado com outros métodos. "O Irriga Fácil utiliza séries históricas de dados climáticos, informações disponibilizadas por empresas parceiras como o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Após a estruturação desse banco de dados é elaborado o calendário das irrigações, bem como as respectivas lâminas de irrigação a serem aplicadas com até três anos de antecedência da data de plantio", explica Morethson. Já entre pequenos produtores os técnicos da assistência técnica poderão fornecer os dados em planilha impressa com custo zero.
Desenvolvido em linguagem Delphi, o programa tem a mesma precisão de estações climatológicas automáticas e são fornecidas informações como dados de clima, do solo, da planta e do sistema de irrigação. O Método Resende, desenvolvido por uma equipe de diversas instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento, é o banco de dados do software. O método consiste em ajustar e calcular valores da evapotranspiração, estimativa da perda de água da superfície do solo e das plantas, utilizando uma série histórica de dados climáticos comparados com predições desses valores para os anos seguintes.
Experimentos foram conduzidos em 2003 em área experimental da Embrapa Milho e Sorgo para confrontar os dados obtidos no campo com as informações projetadas pelo software. A precisão do programa foi comprovada ainda por 60 simulações feitas em computador, cujos dados foram exatamente os mesmos dos calculados diariamente pela equipe. O Irriga Fácil é resultado de parceria entre Embrapa Milho e Sorgo, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Emater-MG e Banco do Nordeste.
DEMONSTRAÇÃO - Para demonstrar o funcionamento do software Irriga Fácil durante a V Ciência para Vida, os funcionários Jorge Luiz Cristelli, Amauri Fernandes de Souza e Carlos Roberto Lopes, da Gestão de Logística e Serviços da Embrapa Milho e Sorgo, construíram um mini pivô, usando o motor de um limpador de pára-brisa de um Fusca, uma engrenagem de furadeira, rodas de uma carrinho de criança, um motor de aquário e grama sintética. A mesma água que irriga, retorna para o mini pivô. Para concluir o projeto eles trabalharam durante um mês e, segundo Cristelli, a maior dificuldade foi fazer a água subir com o pivô em movimento, resultado que conseguiram depois de muita persistência. Saiba mais sobre o evento em www.embrapa.br .
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) e Mônica de Castro
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone / Fax: (31) 3779-1059
Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3779-1059 / (31) 9777-0181
gfviana@cnpms.embrapa.br