2/5/2006 15:19:05
Nesta quarta-feira, 03, a partir das 13h30, será realizada na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) a cerimônia de comemoração dos 80 anos da Estação Meteorológica de Sete Lagoas. Haverá uma homenagem a empregados e a parceiros e palestras. Os parceiros Ruibran Januário dos Reis, do MGTempo / Puc Minas e Fúlvio Cupolillo, diretor do V° Disme-BH (Quinto Distrito Meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET) também serão homenageados e apresentarão informações sobre o monitoramento climatológico em Minas Gerais. Em seguida, o pesquisador Daniel Pereira Guimarães, da Embrapa Milho e Sorgo, fará uma apresentação sobre a história da Estação Meteorológica de Sete Lagoas. A programação termina com uma visita à estação.
HISTÓRIA - Em outubro de 1924, o governo estadual criou, em Sete Lagoas, a "Fazenda de Sementes Wenceslau Braz", elevada à categoria de Estação Experimental de Sete Lagoas em março de 1925. Apenas um ano depois, no dia 03 de maio de 1926, iniciou-se o funcionamento da Estação Meteorológica de Sete Lagoas. A importância que foi dada à esta estação pode ser avaliada por seu primeiro apontador: Dr. Cynéas Lima Guimarães, Chefe Geral do centro de pesquisas e tio do escritor Guimarães Rosa. Em 1938 a estação passou para a esfera federal. Em 1956 tornou-se sede do IAO (Instituto Agronômico do Oeste), sede do Ipeaco em 1962 e da Embrapa Milho e Sorgo a partir de 1976.
RECONHECIMENTO - De acordo com ranking mensal do 5º Distrito de Meteorologia, a Estação Meteorológica da Embrapa Milho e Sorgo é uma das melhores de Minas. Aspectos como pontualidade da leitura, margem de erro e confiabilidade dos dados entram na avaliação. Na Unidade, são feitas três leituras diárias: às 9h, às 15h e às 21h (inclusive aos sábados, domingos e feriados).
DIA DO TRABALHADOR - No período da manhã acontece na Unidade o Café do Trabalhador, oferecido pela Embrapa Milho e Sorgo com o apoio da Associação dos Empregados da Embrapa e da Seção Sindical do Sinpaf. O café será servido para todos os empregados no hall do Auditório Renato Coimbra, a partir das 7h30. Após o café, os presidentes da AEE e da seção do Sinpaf, e o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Ivan Cruz, farão um pronunciamento sobre o Dia do Trabalhador, comemorado em 1° de maio.
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) e Mônica de Castro
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tels.: (31) 3779-1059 / 9733-4373
E-mails: gfviana@cnpms.embrapa.br; clenio@cnpms.embrapa.br e monica@cnpms.embrapa.br