16/5/2006 16:16:03
A deficiência de fósforo nos solos, elemento absorvido pelas raízes das plantas e determinante para o aumento da eficiência produtiva das culturas, será o tema delineador das discussões durante o 3º Simpósio Internacional sobre a Dinâmica do Fósforo na Interface Solo-Planta. O evento, realizado pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), acontece entre os dias 14 e 19 de maio em Uberlândia-MG e reúne pesquisadores especializados em áreas como fertilidade do solo, melhoramento e fisiologia vegetal, biologia molecular, manejo de solo, nutrição de plantas e ecologia originários de mais de 30 países da América do Norte, Europa, Oceania, Ásia, África e América do Sul.
O simpósio, em sua terceira edição - a primeira foi realizada em 2000 em Beijing, China, e a segunda em 2003 em Perth, Westhern Austrália - busca definir estratégias de manejo, principalmente em sistema de plantio direto, para a obtenção de maior eficiência na utilização do fósforo em sistemas agrícolas. Outra meta é a definição de novas tecnologias que viabilizem a sustentabilidade da agricultura em solos onde ocorrem estresses desse nutriente. A matéria-prima das discussões será resultados recentes de pesquisas que serão apresentadas em torno de tópicos multidisciplinares, equilibrando aspectos da planta e do solo.
CONTEXTO - Dos 15 bilhões de hectares de terra da superfície do nosso planeta, apenas 22% são considerados aptos para a agricultura. Desse total, 48% são classificados como solos ácidos, onde a deficiência de fósforo é um sério problema. No Brasil, onde o ecossistema do Cerrado ocupa 250 milhões de hectares, os solos apresentam baixo pH, altas concentrações de alumínio e baixa disponibilidade de fósforo. Essas condições fazem com que as plantas estejam sujeitas a estresses múltiplos, como quedas na produção e no desenvolvimento.
Tal paradigma será abordado pela primeira vez no Brasil em um simpósio internacional, com debates sobre a utilização de plantas mais eficientes na absorção de fósforo, o manejo de fertilizantes para elevar os níveis desse nutriente no solo e sistemas produtivos adequados. O evento tem como colaboradores o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), universidades e diversas unidades da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Acesse a página do simpósio: http://www.cnpms.embrapa.br/simposio/
SERVIÇO
Evento: 3º Simpósio Internacional sobre a Dinâmica do Fósforo na Interface Solo-Planta (3rd International Symposium Phosphorus Dynamics in Soil-Plant Continuum)
Organização:
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Local e data:
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, de 14 a 19 de maio de 2006
Contatos:
Robert Eugene Shaffert (Embrapa Milho e Sorgo) - Presidente do Comitê Organizador
isphos3@cnpms.embrapa.br
Instituições Colaboradoras:
Instituto Agronômico de Campinas (IAC)
Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS)
Embrapa Cerrados (Planaltina-DF)
Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ)
Universidade Federal de Lavras (Ufla)
Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
Comitê Organizador Internacional
Universidade do Estado de São Paulo (USP)
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq)
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone / Fax: (31) 3779-1059
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br