29/5/2006 15:22:17
As vantagens do sistema integração lavoura-pecuária, com foco na pecuária leiteira, será tema de dia de campo na Fazenda Experimental Santa Rita (Prudente de Morais-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), no próximo dia 02. O objetivo é apresentar o potencial do sistema para uma das maiores bacias leiteiras de Minas Gerais, localizada na região Central. Minas Gerais é o Estado que mais produz leite no Brasil, com 6,4 bilhões de litros/ano, totalizando um terço de toda a produção no país.
No entanto, apesar da produção elevada, a maioria dos produtores utiliza baixa tecnologia, com produção diária abaixo de 100 litros. A atividade também é desenvolvida em sua maioria em pastagens degradadas, onde a produção atinge até 300 litros/ha/ano, segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Ramon Costa Alvarenga. "Em pastagens recuperadas com a integração lavoura-pecuária há um acréscimo de pelo menos 1000 a 1200 litros/ha/ano. Existem casos de produtividades de até 3000 litros/ha/ano", descreve o pesquisador, que é o coordenador do Programa de Transferência de Tecnologia para Integração Lavoura-Pecuária (Protilp).
O ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli irá abordar as perspectivas da tecnologia para Minas Gerais. Durante dia de campo realizado em abril na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Paulinelli reconheceu os trabalhos desenvolvidos pela Empresa em Minas Gerais. "O que Minas está fazendo - se referindo à união entre Embrapa, Emater e Epamig no desenvolvimento das ações do programa integração lavoura-pecuária - é bastante salutar e referência para todo o país", disse.
Uma das estações do dia de campo abordará o sistema de cultivo consorciado de milho com braquiária. "A região Central mineira apresenta déficit na produção de milho em torno de 500 mil toneladas por ano. A integração pode atender a essa demanda, oferecendo pastagens de boa qualidade para a pecuária e grãos para o mercado", explica Ramon Alvarenga. Abaixo, veja a programação do evento, que tem o apoio de diversas empresas da iniciativa privada e do Ministério da Ciência e Tecnologia. A realização é da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, através da Epamig e da Emater-MG, e da Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC) - convênio Petrobras.
SERVIÇO
Dia de campo sobre integração lavoura-pecuária
Data: 02/06/2006
Local: Fazenda Santa Rita (Epamig - Prudente de Morais-MG)
PROGRAMAÇÃO
13h às 14h: Inscrições e abertura
14h: Perspectivas para a integração lavoura-pecuária em Minas Gerais
Palestrante: Alysson Paulinelli (produtor rural e ex-ministro da Agricultura)
14h30 às 16h30: Estações técnicas:
Sistema de cultivo de milho com capim braquiária; máquinas e equipamentos para a integração lavoura-pecuária; sistema de integração lavoura-pecuária na Epamig.
16h30 às 18h30: Plantão técnico e encerramento.
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone / Fax: (31) 3779-1059
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br