11/8/2006 09:25:19
A tecnologia social das barraginhas, que recebeu em dezembro de 2005 o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil (ODM Brasil), será apresentada durante o seminário "O desafio dos objetivos de desenvolvimento do Milênio Brasil: um convite à reflexão das práticas premiadas". O evento é realizado em três capitais distintas (Porto Alegre-RS, que aconteceu no dia nove de agosto; na sexta-feira, 11, em Salvador-BA e na segunda-feira, 14, em Brasília-DF) e integra as atividades da 3ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que tem o objetivo de informar, conscientizar e mobilizar a população para o exercício da cidadania. O seminário é organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Os oito objetivos que compõem o Movimento com metas nas áreas de renda, educação, saúde infantil e materna, combate a doenças, saneamento, habitação, meio ambiente, igualdade de gêneros e parcerias pela sustentabilidade serão apresentados. O Prêmio ODM Brasil foi instituído para valorizar e fortalecer as ações bem sucedidas que vêm sendo implementadas pela sociedade e pelo poder público visando alcançar, até 2015, os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos em 2000 pelas Nações Unidas em conjunto com 191 países, inclusive o Brasil.
Segundo Luciano Cordoval, engenheiro agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), a água captada pelas barraginhas ameniza estiagens e favorece o plantio de lavouras, hortas e pomares. "Em regiões semi-áridas, por exemplo, as barraginhas podem captar a água de uma chuva intensa e concentrada e armazená-la para períodos ainda mais secos. Esta é uma das principais vantagens", explica. A causa para a sustentabilidade está no armazenamento da água e na oferta de maior umidade a áreas de baixada, favorecendo o surgimento e enriquecimento de mananciais. Outra vantagem da tecnologia é a revitalização de córregos e rios e o surgimento de minas e nascentes. Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas no site www.pnud.org.br/semana2006 e sobre a tecnologia das barraginhas na Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): (31) 3779-1123.
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Telefone / Fax: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br