15/08/06 11:24:55
O estado do Piauí vem implantando a tecnologia das barraginhas, que captam a água de chuvas, impedindo o aparecimento de erosões e recuperando áreas degradadas. Até o momento, já foram instaladas 2.000 barraginhas em diferentes municípios do estado. Para comemorar o número, será feito nesta semana, em Coronel José Dias, um dia de campo com a presença do engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, da Embrapa Milho e Sorgo, coordenador dos trabalhos com a tecnologia.
Além de Coronel José Dias, o engenheiro irá a outros três municípios piauienses: Acauã, Paulistana e São Lourenço. Haverá seminários técnicos nas quatro cidades, quando os produtores conhecerão a tecnologia e os benefícios que ela pode trazer. A barraginha de número 2.000, por exemplo, possibilitou o surgimento de um cacimbão (poço) com a água do qual foi criada uma horta comunitária que atende a dez famílias.
No Piauí, o projeto tem como objetivo construir 3.600 barraginhas em 12 cidades do estado. Os trabalhos vêm sendo feitos em forma de parceria entre a Embrapa, a Fundação Banco do Brasil e o governo do estado. De acordo com Luciano, os resultados têm sido muito positivos. Ele cita o caso de um produtor que, satisfeito com os benefícios trazidos pela barraginha em sua propriedade, incentivou seus vizinhos a utilizarem-na, demonstrando solidariedade ao dividir o seu sucesso com os produtores próximos.
Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282