Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Especial CNMS: Nim é arma eficiente contra a lagarta-do-cartucho, revela pesquisa



Pesquisador Paulo Viana, à esquerda, coordenador da pesquisa
30/08/06 09:47:06



Resultados de pesquisas para o controle da lagarta-do-cartucho, principal praga que ataca a cultura do milho, estão sendo apresentados durante o II simpósio brasileiro sobre o tema, que acontece até a próxima quinta-feira em Belo Horizonte-MG, dentro da programação do XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo (veja serviço no final da matéria). A utilização do extrato de nim, planta originária da Ásia e África, na dieta de lagartas criadas em laboratórios da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), apresentou eficiência de 100% no controle da praga.

O pesquisador Paulo Afonso Viana, coordenador da pesquisa, explica que as substâncias encontradas no nim possuem ações repelentes, inibem a alimentação e interferem no desenvolvimento e na reprodução das lagartas. O estudo foi realizado por uma equipe da Embrapa Milho e Sorgo. Folhas de nim foram coletadas, secas ao ar, moídas e depois misturadas com água. O extrato foi aplicado nas folhas do milho e o preparo foi oferecido na dieta do inseto em laboratório.

"Verificamos a mortalidade de 100% das lagartas. Também comprovamos que a eficiência é maior se a lagarta ingerir a folha que foi submersa no extrato de nim. O efeito de contato do produto não apresenta a mesma eficácia", conclui. O pesquisador adianta que em lagartas submetidas à pulverização o efeito inseticida é bastante reduzido. "A mortalidade chegou a apenas 45% quando somente pulverizamos as folhas. A tecnologia de aplicação é fundamental para o controle da lagarta", diz.

Outro dado conclusivo da pesquisa é a relação existente entre a idade das lagartas e a aplicação do extrato. "Em insetos com até oito dias de vida a mortalidade é elevada. Acima desse período, a mortalidade é reduzida", explica. O pesquisador antecipa que o desafio agora é elaborar um equipamento de aplicação eficiente e de baixo custo, acessível ao pequeno agricultor. A pesquisa também apontou condições adversas à ação do nim: altas temperaturas e utilização de água com pH abaixo de 7 no preparo do extrato.

Paulo Viana ainda conta que o princípio ativo presente no nim que atua como inseticida é encontrado em maior concentração nas sementes da planta e depois em menor quantidade nas folhas, cascas e raízes, nessa ordem. "Optamos por usar as folhas pela facilidade de manuseio e por as sementes exigirem o uso de uma prensa adequada, que pode elevar o custo para a obtenção do extrato", diz. O efeito toxicológico do nim, continua o pesquisador, é bastante seguro para o homem. "Estamos na fase de encontrar um pacote tecnológico para pequenos agricultores, definindo o número de aplicações e equipamentos corretos".

A palestra foi apresentada na segunda-feira, 28, dentro do painel "Métodos alternativos para o controle da lagarta-do-cartucho em sistemas de produção orgânica ou de agricultura familiar" no II Simpósio Brasileiro sobre a Lagarta-do-Cartucho, que acontece durante o XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo, evento promovido pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS), e organizado pela Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Evento: XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo Local: GranDarrell Hotel (Rua Espírito Santo, 901, Centro, Belo Horizonte-MG) Data: segunda-feira (28/8) a quinta-feira (31/8)

Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG): www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Jornalistas: Guilherme Viana e Clenio Araujo
Contatos.: (31) 9733-4373 / (31) 9974-3282 / gfviana@cnpms.embrapa.br / clenio@cnpms.embrapa.br
Sala de Imprensa: (31) 3248-1000 / Ramal: 307

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267