Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Especial CNMS: Congresso apresenta novos conceitos em qualidade de grãos



Tecnologias para aumentar a qualidade de grãos foram debatidas
01/09/06 11:32:40



A manipulação da composição química do milho para reforçar a quantidade de minerais e vitaminas foi abordada durante a mesa redonda "Novos conceitos em qualidade de grãos", que teve uma das palestrantes a cientista de alimentos Maria Cristina Dias Paes, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). A estratégia é componente do Harvest Plus, programa internacional que tenta suprir a dificuldade de suplementação de vitaminas e minerais em regiões que praticam a agricultura de subsistência nos países mais pobres do mundo, como África, Ásia, América Latina e Caribe. O HarvestPlus tenta superar essas limitações a partir do uso de tecnologias que têm como base a distribuição de sementes de produtos agrícolas melhorados.

No caso do milho, tema abordado durante o XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que acontece em Belo Horizonte-MG, a manipulação química chega a um alimento biofortificado, com altas concentrações de ferro, zinco e pró-vitamina A. A Embrapa já possui cultivares com altas concentrações dessas substâncias, os chamados milhos QPMs, com alta qualidade protéica e aminoácidos essenciais, como o BRS Assum Preto, variedade para o semi-árido do Nordeste desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE). Uma das principais vantagens desse milho é a alta qualidade de proteína, 50% mais rica nos aminoácidos lisina e triptofano, que proporcionam uma alimentação equilibrada se utilizados em programas sociais.

Segundo Maria Cristina Dias Paes, a biofortificação do milho apresenta como diferencial a agregação de valor ao cereal que, em países desenvolvidos, cita como exemplo, podem representar ganhos de até quatro vezes. "Devemos pensar no potencial da tecnologia e nas possibilidades de agregação de valor à commoditie", explica. Outra necessidade para o desenvolvimento da tecnologia, continua, é a interação entre profissionais da área de engenharia de alimentos e da agronomia, possibilitando a descoberta de nichos potenciais de mercado.

ARMAZENAMENTO - As inovações técnicas para o armazenamento do milho em propriedades familiares foi o tema de outra mesa redonda do congresso. O pesquisador Jamilton Pereira dos Santos, da Embrapa Milho e Sorgo, apresentou as vantagens de se manter a integridade física do grão após a colheita, agregando valor ao cereal. De acordo com Jamilton, cerca de 40% do milho colhido no Brasil ainda é armazenado em condições rudimentares, favorecendo o ataque de roedores e insetos. "Manter a integridade do grão é essencial para que o produtor obtenha mais renda, além de contribuir para preservar a própria saúde dos consumidores", destaca.

O pesquisador apresentou um projeto que seria ideal para a agricultura familiar, denominado paiol balaio de milho, resultado de parceria entre a Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e a Emater-MG. Ele possibilita ao produtor rural um armazenamento mais adequado da produção. Uma chapa de zinco em volta do paiol impede a entrada de roedores, ajudando a manter a qualidade dos grãos de milho. Outra vantagem é o baixo custo de instalação do paiol. Jamilton ainda indicou a escolha de cultivares resistentes ao ataque de pragas para a manutenção da qualidade do produto.

Evento: XXVI Congresso Nacional de Milho e Sorgo Local: GranDarrell Hotel (Rua Espírito Santo, 901, Centro, Belo Horizonte-MG) Data: segunda-feira (28/8) a quinta-feira (31/8)

Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG): www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Jornalistas: Guilherme Viana e Clenio Araujo
Contatos.: (31) 9733-4373 / (31) 9974-3282 / gfviana@cnpms.embrapa.br / clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267