05/09/06 15:16:31
Desde o final de agosto, a Embrapa Milho e Sorgo está com nova direção. No dia 28 de agosto, assumiu a chefia-geral a pesquisadora Vera Alves, que divulgou nesta terça-feira, 5 de setembro, os três chefes-adjuntos que a acompanharão. Os quatro são pesquisadores da própria unidade e a gerenciarão pelos próximos dois anos, prorrogáveis ou não por outros dois. Abaixo, um pequeno currículo de cada um.
Chefe-geral: Vera Maria Carvalho Alves - na Unidade desde 1980, já coordenou o Núcleo de Estresses Abióticos e Relação Solo-Água-Planta (NEA). Graduada em 1979 em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), atual Universidade Federal de Lavras (Ufla), Vera terminou mestrado em 1984 em Solos e Nutrição de Plantas na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 1994, concluiu doutorado também em Solos e Nutrição de Plantas, novamente na UFV, e em 2005 terminou pós-doutorado pela Cornell University, nos Estados Unidos. Atua principalmente em pesquisas com adaptação de plantas a solos ácidos, tolerância ao alumínio, eficiência nutricional e mecanismos de adaptação.
Chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento: Antônio Álvaro Corsetti Purcino - na Embrapa Milho e Sorgo desde 1988, trabalhou antes, por 16 anos, na Epamig, onde chefiou os departamentos de Fitotecnia, de Planejamento e de Programação da Pesquisa, além de ter sido diretor técnico. Tem graduação em Agronomia pela Ufla em 1972 e mestrado concluído em 1977 em Nutrição de Plantas pela Oklahoma State University, dos Estados Unidos. Doutorou-se em Microbiologia do Solo / Fisiologia Vegetal pela mesma universidade em 1979. Realizou pós-doutorado em Bioquímica / Biologia Molecular na North Carolina State University, também dos Estados Unidos, em 1996/1997. Coordenou, na Embrapa Milho e Sorgo, o Núcleo de Biologia Aplicada (NBA).
Chefe-adjunto de Comunicação e Negócios: Derli Prudente Santana - desde 1987 na Unidade, trabalhou nas décadas de 70 e 80 na Epamig, onde ocupou o cargo de chefe do Departamento de Administração da Pesquisa e foi responsável pela área de pesquisa em Recursos Naturais Renováveis. Na Embrapa Milho e Sorgo, foi coordenador do Núcleo de Agrossistemas e Sustentabilidade Agrícola (Nasa). Graduado em Engenharia Agronômica pela UFV em 1970, tem mestrado em Ciência do Solo concluído em 1973 também pela UFV. Doutorou-se em Fertilidade de Solos em 1984 na Purdue University, nos Estados Unidos, e tem pós-doutorado, concluído em 1996, em Manejo e Conservação do Solo pela University of Nebraska, também dos Estados Unidos. Sua área de pesquisa é Ciência do Solo.
Chefe-adjunta de Administração: Isabel Regina Prazeres de Souza - desde 1988 na Embrapa, está na Unidade desde 1994. Antes, trabalhou no Centro Nacional de Agricultura Irrigada, em Parnaíba-PI, atual campo experimental da Embrapa Meio-Norte. Foi estagiária em 1987 e em 1988 na Empresa Goiana de Pesquisa Agropecuária (Emgopa). Graduada em Agronomia pela UFV em 1982, tem mestrado em Genética e Melhoramento também pela UFV finalizado em 1987. Doutorou-se em Biologia Molecular em 1996 pela Utah State University, dos Estados Unidos. Suas pesquisas são na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal.
Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: (31) 3779-1172 / clenio@cnpms.embrapa.br