14/09/06 11:03:09
O Dia de Campo na TV desta sexta-feira, dia 15 de setembro, traz o tema O milheto e suas múltiplas funções. O programa vai ao ar das 9h às 10h da manhã (horário de Brasília), pelo Canal Rural e parabólica, com reapresentação no domingo, dia 17, às 8h, pelo Canal NBR/TV Nacional, numa produção da Embrapa Informação Tecnológica, localizada em Brasília - DF, e Embrapa Milho e Sorgo, com sede em Sete Lagoas - MG, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O milheto é considerado o sexto cereal mais importante do mundo, depois do trigo, arroz, milho, cevada e sorgo. É uma espécie com duplo propósito, cujos grãos são usados para consumo humano, principalmente na África e Índia, e a planta inteira pode ser utilizada como alimento para o gado, na forma de capineira ou pasto.
Esta espécie tem sido utilizada por suas características agronômicas de alta resistência à seca, adaptação a solos de baixa fertilidade, crescimento rápido e boa produção de massa. O grande desafio atualmente tem sido o melhoramento do milheto para os determinados fins. O mercado possui poucas cultivares e o volume de informações sobre o comportamento do milheto nos diversos sistemas de produção é bastante incipiente.
Na década de 70, a agricultura brasileira passou por uma grande intensificação tecnológica, principalmente com a abertura de novas fronteiras agrícolas e a ocupação dos Cerrados. A técnica do plantio direto foi amplamente adotada e hoje é utilizada em cerca de 20 milhões de hectares no Brasil. O milheto tem se apresentado como excelente opção para cobertura dos solos nas áreas de plantio direto e como fonte de grãos e forragem para regiões com risco de disponibilidade de água.
Com a manutenção da palha do milheto sobre o solo e a conseqüente criação de condições para desenvolvimento e manutenção da fauna microbiana, as pesquisas constataram maior aeração do solo e melhor distribuição dos nutrientes, o que tem como resultado menor necessidade de adubação e calagem.
O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo novo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.
Como sintonizar o programa:
Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em vídeo que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/.
Mais informações:
Embrapa Milho e Sorgo
http://www.cnpms.embrapa.br
Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Telefone: (31) 3779-1172
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br
Embrapa Informação Tecnológica
http://www.sct.embrapa.br
Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)
Telefone: (61) 3448-4590
E-mail: diacampo@sct.embrapa.br