21/9/2006 09:57:41
A tecnologia social "captação de águas superficiais de chuvas através do sistema barraginhas", da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), é a primeira colocada da região Sudeste na categoria Inovação Social do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica. A premiação aconteceu na noite de quarta-feira, 20, em Vitória-ES. O coordenador do projeto, o engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, recebeu a premiação na solenidade, uma taça em forma de caleidoscópio. Em entrevista pelo telefone, Luciano disse que o momento é de otimismo e reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos e agradece à Embrapa pela oportunidade de transferir a tecnologia em todo o país, beneficiando milhares de famílias com baixa renda. "Estou ainda mais empolgado em levar a tecnologia para outras regiões. Com o Prêmio Finep teremos oportunidade de apresentar as barraginhas a mais multiplicadores", adiantou.
O projeto das barraginhas irá concorrer agora ao Prêmio Nacional da Finep, cujo julgamento acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro em Brasília-DF. "Os finalistas farão uma apresentação no dia anterior à final dos respectivos projetos e estou com muita esperança em termos mais esse reconhecimento", disse Luciano. Em sua nona edição, o Prêmio Finep tem como objetivo reconhecer e estimular a inovação nas mais diversas áreas. Em 2003 a Embrapa Milho e Sorgo venceu o prêmio na categoria "instituição de pesquisa", com o produto "Concentrado emulsionável do óleo essencial do Eucalyptus staigeriana contra parasitas", de autoria do pesquisador Hélio Teixeira Prates, que tratou da ação carrapaticida do óleo essencial do capim gordura contra larvas do carrapato-do-boi.
Luciano Cordoval acredita que a consistência do projeto e a replicabilidade da tecnologia são as principais causas para o reconhecimento. É o sétimo prêmio que o projeto das barraginhas conquista desde 2003. A tecnologia, que capta a água de chuvas, impedindo o aparecimento de erosões e recuperando áreas degradadas, foi implantada em mais de 300 municípios mineiros, sendo que mais de 60 mil barragens já foram construídas com o apoio da Emater-MG. Outros estados do país também vêm recebendo treinamentos. No Piauí, por exemplo, já foram instaladas duas mil barraginhas em diferentes municípios do estado. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): (31) 3779-1123 ou pelo e-mail sac@cnpms.embrapa.br.
Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Tel: (31) 3779-1123
gfviana@cnpms.embrapa.br