25/09/06 14:15:45
Novos delineamentos para os projetos desenvolvidos em parceria entre pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e o Generation Challenge Program foram discutidos durante a visita do diretor do programa Jean Marcel Ribault na última quinta-feira, 21. A Unidade da Embrapa desenvolve dois projetos em parceria com o programa internacional, que tem como objetivo gerar em rede resultados de pesquisa que possam contribuir para a melhoria da agricultura nas regiões mais pobres do planeta, como a África.
O Generation Challenge Program (GCP) integra a rede de quatro programas estabelecidos pelo Consultative Group on International Agricultural Research (CGIAR) ou Grupo Consultivo de Pesquisa Agropecuária Internacional que têm em comum a meta de buscar impactos significativos nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, saúde e melhoria das próprias organizações envolvidas. O contexto de desenvolvimento do GCP é a melhoria da nutrição e eficiência do uso da água e da conservação dos recursos naturais. Na Embrapa Milho e Sorgo, pesquisadores vêm desenvolvendo estudos para selecionar cultivares de milho e de sorgo mais resistentes à seca e mais tolerantes ao alumínio.
A presença de altas concentrações de alumínio é uma das principais características dos solos ácidos, grande entrave para a expansão da agricultura tanto no Brasil como em países beneficiados pelo projeto, como na África. “Temos observado resultados positivos na seleção de cultivares de sorgo e, com a visita do diretor do programa, buscaremos a validação dos resultados”, adianta o pesquisador Jurandir Vieira de Magalhães, da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Segundo Jurandir, a preocupação de Jean Marcel, diretor do GCP, é mostrar os impactos em termos de aumento de produtividade das cultivares nas condições analisadas pelos projetos e a aplicabilidade desses resultados nas regiões em foco, como a África. O andamento do projeto para a caracterização de cultivares de milho e sorgo com tolerância à seca também foi discutido. Uma visita aos experimentos, às câmaras de crescimento e ao Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia (Sete Lagoas-MG) encerrou a programação.
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br