27/10/2006 15:39:41
Produtores que cultivam milho em pequenas áreas no município mineiro de São Joaquim de Bicas passaram por um curso no último dia 25 na Unidade. Os pesquisadores José Carlos Cruz, Israel Alexandre Pereira Filho e o analista Márcio Antônio Rezende Monteiro apresentaram técnicas que podem otimizar a produção do cereal, alternativas para aumentar a renda dos agricultores e métodos biológicos para o controle de pragas. José Carlos falou sobre o manejo da cultura, com noções sobre densidade de plantio, espaçamento e a condução da lavoura. Israel abordou o uso da leucena como fonte de adubação verde e a possibilidade de organização dos produtores em associações para a produção do minimilho, alternativa para incremento da renda dessas pessoas. Márcio Monteiro levou os agricultores à Vitrine de Tecnologias, onde foi apresentada uma palestra sobre o controle biológico de pragas.
Um dia de campo sobre interações entre ecologia e agropecuária também foi realizado no mesmo dia. O evento foi direcionado a alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foram abordados os seguintes temas: "importância da produção orgânica de milho na agricultura familiar", "produção orgânica de milho" e "controle biológico de pragas na cultura". Apresentaram as palestras os pesquisadores José Carlos Cruz, Israel Alexandre Pereira Filho e Ivan Cruz, respectivamente. Os estudantes também visitaram a fazenda experimental Santa Rita, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
Mais informações: Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): (31) 3779-1123 ou sac@cnpms.embrapa.br .
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br