6/11/2006 11:53:16
Na programação de seminários do projeto "Vale: Vozes e Visões - A arte universal do Jequitinhonha", realizado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais em parceria com o Sebrae-MG e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a tecnologia social das barraginhas será apresentada pelo engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). O tema compõe a sessão "Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável" onde serão apresentadas alternativas de geração de emprego e renda sustentadas em formas solidárias e cooperativas de propriedade, gestão, produção e consumo.
No mesmo módulo, o secretário Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Paul Singer, será um dos palestrantes. O seminário acontece nesta segunda-feira, 06, das 14 às 18 horas no Palácio das Artes em Belo Horizonte-MG, fundação dedicada à produção, formação e difusão cultural para jovens talentos. Durante a semana, vários temas serão abordados em seminários, como um diagnóstico socioeconômico do Vale do Jequitinhonha, riqueza mineral, agricultura e a economia regional e experiências bem sucedidas realizadas no Vale por universidades e outras instituições.
O projeto acontece durante todo o mês de novembro em Belo Horizonte-MG e é dividido em três exposições, seis oficinas, um seminário e dois shows, de acordo com informações da assessoria de comunicação social da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Ainda segundo a assessoria, "o intercâmbio de experiências criativas relacionadas com alternativas de geração de renda, redução de desigualdade social e desenvolvimento auto-sustentável marcam a pauta do Seminário Cultura e Desenvolvimento. O evento tem entrada franca. Mais informações pelo telefone: (31) 3237-7399.
BARRAGINHAS - As barraginhas consolidaram-se como tecnologia social em 2003, com certificação pela Fundação Banco do Brasil. O conceito compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. Após a certificação foram investidos recursos na ordem de R$ 2,8 milhões na construção de barraginhas em 24 municípios de Minas Gerais e do Piauí. Mais informações podem ser obtidas na Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): (31) 3779-1123 ou sac@cnpms.embrapa.br .
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br