16/11/2006 14:19:12
A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) será uma das entidades a atuar como coordenadora e sede dos laboratórios centrais da Rede Mineira de Biotecnologia para o Agronegócio (RMBA), cujo lançamento e instalação serão realizados em solenidade de assinatura do convênio nesta sexta-feira, 17, na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (veja serviço ao final da matéria). A iniciativa, do Governo de Minas, destinará recursos da ordem de R$ 3 milhões para o projeto que tem como objetivo capacitar tecnologicamente pesquisadores do Estado nas áreas de genômica funcional, genética molecular e biossegurança, dando suporte ao desenvolvimento sustentável do agronegócio mineiro.
Cinco princípios básicos irão reger a Rede Mineira de Biotecnologia: compartilhamento de laboratórios, apoio e estímulo a ações coordenadas de pesquisa nas áreas contempladas pela Rede, integração entre pesquisadores e metodologias utilizadas nos laboratórios, complementaridade com outras redes de pesquisa já apoiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), otimizando a capacidade de P&D, e aumento da colaboração interinstitucional e uso das modernas ferramentas da biologia na avaliação e utilização da diversidade genética dos biomas de Minas Gerais.
Segundo informações da assessoria da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a rede irá utilizar técnicas avançadas de biologia molecular, biologia celular e biossegurança. Ainda segundo a assessoria, uma das linhas prioritárias será identificar, caracterizar e proteger os genes, promotores e proteínas de interesse da agropecuária. Projetos para o desenvolvimento de plantas transgênicas com tolerância a diversos problemas, além da geração de informações sobre a segurança para uso na alimentação humana e animal e possíveis impactos ambientais causados pelos OGMs, serão desenvolvidos.
FUNCIONAMENTO - Um conselho técnico formado por representantes das entidades e um comitê gestor encarregado de autorizar as despesas do projeto serão responsáveis por apoiar o desenvolvimento da RMBA. O acordo prevê investimentos em análise de expressão dos genes/promotores e proteínas geradas nos laboratórios. De acordo com a Secretaria, recursos devem ser destinados à área de propriedade intelectual, ao desenvolvimento da bioinformática, à implantação do Programa de Boas Práticas de Laboratório e à instalação de rede de ensaios para garantir a biossegurança dos OGMs produzidos pela Rede.
A infra-estrutura técnica e administrativa das entidades componentes serão colocadas à disposição uma das outras e direitos autorais de invento, aperfeiçoamento ou inovação tecnológica, criação de cultivar e outros projetos terão que ser mantidos em sigilo no âmbito das parcerias. A Rede será coordenada pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e pela Fapemig. As duas Unidades da Embrapa localizadas em Minas - Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) - a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e as Universidades Federais de Viçosa (UFV), Lavras (Ufla), Uberlândia (UFU) e a Escola de Veterinária da UFMG são as entidades componentes.
SERVIÇO - A solenidade de assinatura do convênio de cooperação técnica e financeira para o desenvolvimento da Rede Mineira de Biotecnologia para o Agronegócio será realizada às 15 horas desta sexta-feira, 17, no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (rua Cláudio Manoel, 1205, bairro Funcionários, Belo Horizonte-MG). Durante a solenidade haverá entrega simbólica do projeto com as linhas básicas a serem seguidas pelas instituições parceiras. Da Embrapa Milho e Sorgo participam a chefe-geral da Unidade, Vera Maria Carvalho Alves, e o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Álvaro Corsetti Purcino. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Estado de Agricultura: (31) 3287-4489 ou na Embrapa Milho e Sorgo: (31) 3779-1123 / sac@cnpms.embrapa.br .
Texto: Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP) com informações da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br