30/11/06 10:53:32
Na próxima terça-feira, 5 de dezembro, com a presença do diretor-presidente da Embrapa Silvio Crestana, toma posse oficialmente a chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Vera Alves. Dirigindo essa unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde o final de agosto, ela tem a responsabilidade de coordenar o trabalho de quase 300 pessoas, entre elas cerca de 70 pesquisadores de diferentes áreas.
Em seu plano de trabalho, Vera prevê um fórum de discussão para estruturar a programação de pesquisa da Unidade. Nesse sentido, estão em andamento discussões sobre as prioridades e as linhas de pesquisa, assim como o arranjo dos pesquisadores em núcleos temáticos. A Embrapa Milho e Sorgo foi pioneira na organização de núcleos temáticos, cujos temas devem acompanhar as tendências e novas áreas de estudo.
Um desafio a ser enfrentado é com relação às aposentadorias, tanto na pesquisa como nas outras áreas da empresa. Entre os pesquisadores, quase 40 estão inscritos no Plano de Desligamento Incentivado (PDI) e já estão saindo. Uma substituição ordenada, portanto, é fundamental. Neste final de novembro e início de dezembro, estão chegando à Unidade cerca de 10 pesquisadores aprovados no último concurso público.
Na área de apoio à pesquisa, a nova chefe-geral propõe a criação de um Núcleo de Desenvolvimento de Oportunidades, que estaria ligado à Área de Negócios Tecnológicos. Os objetivos do núcleo serão levantar novas oportunidades de negócios, buscar informações sobre tendências do agronegócio e de políticas governamentais e identificar competências e parcerias. A valorização da transferência de tecnologias para a agricultura familiar e para pequenas propriedades também está prevista no plano de trabalho.
A ampliação dos canais de comunicação com os diversos públicos e segmentos da sociedade (como a imprensa, as organizações não-governamentais e profissionais ligados ao agronegócio) e o fortalecimento do programa Embrapa & Escola, que recebe anualmente milhares de estudantes de diferentes níveis, são outras ações previstas por Vera.
O plano de trabalho para os próximos anos enfatiza também a questão das parcerias, que devem ser trabalhadas de forma criteriosa e envolver tanto órgãos e instituições públicos como privados. As parcerias internacionais também devem ser consideradas, tanto com países desenvolvidos como junto a países em desenvolvimento.
Para a área administrativa, Vera propõe, entre outras, as seguintes ações:
- ampliar o programa de treinamento e de capacitação de funcionários, "incluindo fortemente a equipe de apoio";
- reestruturar o Núcleo de Apoio a Projetos, que deverá identificar oportunidades de captação de recursos financeiros e auxiliar na elaboração de projetos;
- retomar o processo de incubação de empresas, considerando as possibilidades abertas pela Lei de Inovação Tecnológica;
- incrementar a captação de recursos financeiros através da cobrança de royalties decorrentes do licencimanto de tecnologias da Unidade;
- estruturar um plano de prioridades de investimentos para a infra-estrutura atual, começando com investimentos na mecanização dos campos experimentais, em equipamentos de irrigação, em automação de laboratórios e em câmaras frias para armazenamento de germoplasma.
CURRÍCULO ACADÊMICO - Vera graduou-se, em 1979, em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), atual Universidade Federal de Lavras (Ufla). Em 1984, terminou mestrado em Solos e Nutrição de Plantas na Universidade Federal de Viçosa (UFV); em 1994, concluiu doutorado também em Solos e Nutrição de Plantas, novamente na UFV; e, em 2005, terminou pós-doutorado pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Atua principalmente em pesquisas com adaptação de plantas a solos ácidos, tolerância ao alumínio, eficiência nutricional e mecanismos de adaptação.
Juntamente com Vera, compõem a chefia da Embrapa Milho e Sorgo mais três pesquisadores: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento); Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Comunicação e Negócios); e Isabel Regina Prazeres de Souza (chefe-adjunta de Administração).
Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282 / clenio@cnpms.embrapa.br