Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo é vencedora do Prêmio Finep 2006



Luciano Cordoval, da Embrapa Milho e Sorgo, coordenador do projeto das barraginhas
13/12/2006 09:39:32



A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) é a primeira colocada na etapa nacional do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2006 com a tecnologia social das barraginhas, que conquistou o primeiro lugar na categoria Inovação Social. Na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia, a Embrapa Algodão (Campina Grande-PB), também consagrou-se em primeiro lugar. O resultado foi divulgado na tarde desta terça-feira, 12, em cerimônia no Palácio do Planalto em Brasília-DF com a presença do vice-presidente da República, José de Alencar, do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e do diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana.

O coordenador do projeto das barraginhas, o engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros, recebeu a premiação na solenidade de entrega dos troféus. Em entrevista pelo telefone, Luciano disse que a premiação do projeto na etapa nacional do Prêmio Finep traz reconhecimento, mostra ainda mais o potencial da tecnologia e que abre portas para a Embrapa. "Nosso objetivo é encher o Brasil de barraginhas amenizando os efeitos da seca e oferecendo melhores condições de vida às famílias de baixa renda", disse, com entusiasmo. "Não estamos ganhando prêmios com o mesmo projeto original das barraginhas, mas colhendo frutos de resultados novos, de novas regiões que estão sendo beneficiadas", afirmou.

É o oitavo reconhecimento que a tecnologia recebe desde 2003. Certificada pela Fundação Banco do Brasil como tecnologia social, o agrônomo reforça que o objetivo agora é buscar financiamentos para a implantação das barragens em diversas regiões brasileiras, capacitando multiplicadores. Outras Unidades da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), também foram indicadas: Embrapa Soja (Londrina-PR), Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP) e a Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) na categoria Instituição de C&T e a Embrapa Amazônia Oriental na categoria Produtos. O Prêmio Finep é uma realização da Financiadora de Estudos e Projetos, agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep/MCT). Ao todo concorreram 29 instituições provenientes das cinco regiões do Brasil.

HISTÓRIA - A tecnologia das barraginhas, que capta a água de chuvas, impedindo o aparecimento de erosões e recuperando áreas degradadas, foi implantada em mais de 300 municípios mineiros, sendo que mais de 60 mil barragens já foram construídas com o apoio da Emater-MG. Outros estados do país também vêm recebendo treinamentos. No Piauí, por exemplo, já foram instaladas duas mil barragens em diferentes municípios do estado. Em 2003 a Embrapa Milho e Sorgo também venceu o Prêmio Finep na categoria "instituição de pesquisa", com o produto "Concentrado emulsionável do óleo essencial do Eucalyptus staigeriana contra parasitas", de autoria do pesquisador Hélio Teixeira Prates, que tratou da ação carrapaticida do óleo essencial do capim gordura contra larvas do carrapato-do-boi.

Veja os resultados do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2006:
Categoria Processo: Vinibrasil Vinho do Brasil (Nordeste);
Categoria Produto: Pele Nova Biotecnologia (Centro Oeste);
Categoria Pequena Empresa: Nuteral Indústria de Formulações Nutricionais (Nordeste);
Categoria Média e Grande empresa: Mectron (Sudeste);
Categorias Instituição de Ciência e Tecnologia e Inovação Social os vencedores foram, respectivamente, a Embrapa Algodão (Campina Grande-PB) e a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267