27/3/2007 11:27:13
Em abril, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participará de três dias de campo no interior de Minas Gerais em parceria com a Emater desse estado. O tema dos eventos é o manejo sustentável do solo e da água. O Protilp (Programa de Transferência de Tecnologia para a Integração Lavoura-Pecuária) também é um dos realizadores dos dias de campo.
No dia 4 de abril, a cidade de Fortuna de Minas receberá o primeiro evento. Serão três estações técnicas: "Demonstração de resultados", sob a responsabilidade da Emater-MG; "Regulagem e práticas de plantio direto com tração animal", com a Embrapa Milho e Sorgo; e "Regulagem de pulverizadores e práticas de controle das ervas daninhas", sob a responsabilidade da APDC (Associação de Plantio Direto no Cerrado).
O segundo dia de campo será em São Brás do Suaçuí no dia 11 de abril. Estão previstas quatro palestras. A primeira sobre o paiol Balaio de Milho, desenvolvido em conjunto pela Embrapa Milho e Sorgo e pela Emater-MG. A segunda palestra abordará o tema "Qualidade de plantio X qualidade de colheita" e está sob a responsabilidade da Santa Helena Sementes. Já a Emater-MG falará sobre integração lavoura-pecuária na terceira palestra. E a última será sobre comercialização de grãos e está a cargo da Pif Paf.
E no dia 20 de abril a cidade de Ribeirão das Neves receberá o terceiro dia de campo do mês. O evento acontecerá na fazenda da Cidade dos Meninos São Vicente de Paula, importante projeto social que trabalha com crianças em situação de risco social. O dia de campo também terá três estações: "Integração lavoura-pecuária com plantio direto", sob a responsabilidade da Embrapa Milho e Sorgo; "Demonstração de resultados", a cargo da Emater-MG; e "Demonstração de equipamentos de plantio direto", que será feita pela APDC.
Na visão do chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Milho e Sorgo Derli Prudente Santana, a participação em eventos técnicos como esses é muito importante. Ele lembra que, apesar de a Embrapa ser uma empresa de pesquisa, um dos focos de sua atuação é o trabalho com os multiplicadores de suas tecnologias. "E o principal deles, sem dúvida, é a Emater-MG", afirma, referindo-se à parceria freqüente com a instituição. Através de eventos como os dias de campo técnicos, acredita, as tecnologias da empresa chegam de forma efetiva aos produtores rurais, ajudando a Embrapa a cumprir seu papel social.
Confira abaixo a data, o local e o horário de cada dia de campo:
Data: 4 de abril
Horário: inscrições a partir das 12h e encerramento às 15:45h
Local: fazenda Bebedouro, comunidade Beira Córrego, Fortuna de Minas-MG
Data: 11 de abril
Horário: inscrições a partir das 12:30h e encerramento às 16h
Local: restaurante Charm Country, São Brás do Suaçuí-MG
Data: 20 de abril
Horário: inscrições a partir das 12h e encerramento às 15h
Local: fazenda Cidade dos Meninos, Ribeirão das Neves-MG
Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282 / clenio@cnpms.embrapa.br