11/4/2007 13:52:15
O conceito "integração lavoura-pecuária-floresta" será tema do I Encontro Técnico direcionado a extensionistas da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais). O evento, que acontece nesta quinta, 12, e sexta-feira, 13, no Núcleo de Informações para o Agronegócio (Nia) da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), deverá reunir cerca de 60 técnicos da extensão rural que atuarão como multiplicadores de tecnologias deste sistema produtivo, que reúne em uma mesma área espécies florestais, culturas agrícolas e animais. O objetivo é otimizar o uso do solo, aumentar o lucro do produtor e garantir sustentabilidade ao próprio sistema.
Segundo o pesquisador Ramon Costa Alvarenga, coordenador do Protilp (Programa de Transferência de Tecnologia para Integração Lavoura-Pecuária), o componente floresta aliado ao sistema produtivo lavoura e pastagens permite o consórcio entre a produção de culturas agrícolas, o reflorestamento de áreas com espécies nativas e a venda de madeira certificada proveniente de espécies comerciais. Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), têm divulgado o novo sistema de produção com o objetivo de estimular o plantio de espécies florestais especialmente em regiões com altos índices de desmatamento, queimadas e exploração irracional do solo, como o Cerrado.
DIA DE CAMPO - Simultaneamente à realização do I Encontro Técnico Mineiro sobre o tema, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, através da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e da Emater-MG, e a Embrapa Milho e Sorgo promovem na quinta-feira um dia de campo sobre o sistema de integração entre lavoura e pecuária. Duas estações serão visitadas: uma sobre integração lavoura-pecuária voltada para a pecuária de corte, na Embrapa Milho e Sorgo, e outra para a produção de leite em área experimental da Epamig.
A realização dos dois eventos envolve 10 Unidades da Embrapa: Milho e Sorgo, Agropecuária Oeste (Dourados-MS), Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), Cerrados (Planaltina-DF), Gado de Corte (Campo Grande-MS), Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Meio-Norte (Teresina-PI), Soja (Londrina-PR) e Transferência de Tecnologia (Brasília-DF). Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo: (31) 3779-1123 / 3779-1059 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br