13/4/2007 15:44:32
A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) foi cenário para a recepção do ministro das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, em visita ao município nesta sexta-feira, 13. O ministro veio a Sete Lagoas para se reunir com prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Rio das Velhas (Amav) e conhecer diversos bairros da cidade que serão contemplados com investimentos do Governo Federal nas áreas de saneamento básico e habitação. Acompanhado do deputado federal Márcio Reinaldo Dias Moreira (PP-MG), do deputado estadual Jairo Lessa (PFL) e do prefeito Leone Maciel Fonseca, além de autoridades dos poderes municipal, estadual e representantes de associações de classe, o ministro conheceu tecnologias e resultados de pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo direcionados à preservação do meio ambiente e com forte cunho social, como a integração lavoura-pecuária, as barraginhas, o lago de múltiplo uso e a utilização da palha do milho como matéria-prima para o artesanato.
Ex-presidente do conselho de Administração e do conselho Assessor Nacional da Embrapa, Marcio Fortes destacou em seu discurso a contribuição da Empresa no desenvolvimento do agronegócio brasileiro. "A política de aperfeiçoamento dos técnicos e pesquisadores mantida pela Embrapa é um exemplo para as empresas brasileiras", disse. Fortes frisou que uma das prioridades do Ministério das Cidades são os investimentos em saneamento básico e em outras tecnologias para reverter a contaminação dos lençóis freáticos. Em Sete Lagoas quase a totalidade da água consumida pela população é proveniente do lençol freático que recebe, também, a totalidade do esgoto da cidade, despejado sem tratamento nos córregos da região.
Na região metropolitana de Belo Horizonte, o município é o segundo maior pólo poluidor da bacia do rio das Velhas ficando atrás somente da própria capital mineira, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente Lairson Couto. "Esta questão terá tratamento diferenciado", disse o ministro. O prefeito Leone Maciel reconheceu a necessidade de se investir no tratamento do esgoto produzido pelo município e citou a Embrapa como uma das possíveis empresas parceiras nesta empreitada. "Somos a oitava economia do Estado e um dos maiores poluidores do rio das Velhas. Devemos reverter este quadro", afirmou. "Com a defesa da causa pelo deputado federal Márcio Reinaldo e com o apoio do ministro Marcio Fortes teremos mais força para alcançarmos resultados", completou.
A chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Vera Maria Carvalho Alves destacou a importância da aproximação entre a Empresa e o Ministério das Cidades. "Temos trabalhado com intensidade para o desenvolvimento da agricultura brasileira, para manter positivo o saldo da balança comercial e para que os produtores rurais tenham uma vida digna no campo. É com grande prazer que a Embrapa recebe todos vocês", disse. Além da Unidade da Embrapa, a fábrica da Iveco Fiat e o Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm) também foram visitados. Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br