24/4/2007 08:46:48
A Embrapa Milho e Sorgo está preparando o lançamento de mais uma cultivar de milho. É a variedade BRS 4103, desenvolvida para agricultores familiares e para pequenos e médios produtores rurais. A adaptação da variedade é bastante ampla: as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil e, no Sul do país, as regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná.
Entre as características agronômicas da BRS 4103, destacam-se o bom potencial de produção, o ciclo precoce, as baixas estaturas de planta e de espiga, as baixas porcentagens de plantas acamadas e quebradas, além das espigas bem empalhadas e sadias e da uniformidade, considerada muito boa para uma variedade. O tipo de grão é semi-duro e a cor é laranja.
Em relação a doenças, um dos principais limitadores da produtividade da cultura do milho, a nova variedade da Embrapa apresenta tolerância significativa. Os resultados dos ensaios mostram que não houve ocorrência das seguintes doenças: mancha foliar de Helminthosporium, pinta branca, ferrugem polisora, complexo enfezamento do milho "Corn stunt", fusariose e Gibberella zeae. A BRS 4103 foi muito tolerante, nos ensaios, às doenças antracnose do colmo e cercospora. Já em relação às doenças ferrugem comum, Diplodia maydis e ferrugem branca, a resistência foi moderada.
A BRS 4103 é resultado do programa de melhoramento genético da Embrapa Milho e Sorgo. O pesquisador Paulo Evaristo Guimarães, responsável pelo desenvolvimento do novo produto, lembra que, pelo fato de a BRS 4103 ser uma variedade e não um híbrido, o preço da semente para o produtor será menor. A expectativa é de que, já para a safra 2007/2008, haja a oferta de sementes da nova variedade de milho para o mercado.
O produtor rural terá acesso à semente para plantio através de empresas licenciadas pela Embrapa para a comercialização da BRS 4103. Anualmente é feita licitação, aberta à participação das empresas interessadas, com o objetivo de selecionar as que ficarão responsáveis pela multiplicação e pela comercialização das sementes lançadas pela Embrapa.
Isso acontece porque a empresa não objetiva competir, do ponto de vista mercadológico, com sementeiras. A função da Embrapa é pesquisar e desenvolver novos híbridos e variedades de diferentes culturas, disponibilizando a empresas sementeiras a possibilidade de comercialização dos produtos BRS.
Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282