26/6/2007 11:04:55
Começou ontem e vai até amanhã, 27 de junho, o I Workshop Prodesilp / Estratégia de ação e metodologia. O evento faz parte de projeto de pesquisa aprovado pela Embrapa junto à Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e acontece no NIA (Núcleo de Informação para o Agronegócio) da Embrapa Milho e Sorgo. Estão envolvidas 13 unidades da empresa: Acre (Rio Branco-AC), Agrobiologia (Seropédica-RJ), Agropecuária Oeste (Dourados-MS), Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), Cerrados (Planaltina-DF), Florestas (Colombo-PR), Gado de Corte (Campo Grande-MS), Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), Meio Norte (Teresina-PI), Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) e Soja (Londrina-PR).
Durante o workshop, estão sendo discutidas as atividades das diferentes metas do projeto, além da estratégia de ação e da inserção dos sistemas agroflorestais nos trabalhos. O nome do projeto, que tem duração de três anos, é "Integração lavoura-pecuária: uma proposta de produção sustentável para a região do Cerrado".
O objetivo é avaliar o potencial do sistema como alternativa sustentável em regiões agroeconômicas representativas do Cerrado e em áreas limítrofes. Para isso, deverão ser implementadas ou ampliadas ações de pesquisa que visem a aumentar o conhecimeto sobre o sistema de integração lavoura-pecuária, com novas combinações de culturas agrícolas e incluindo o componente florestal. Além disso, o projeto objetiva consolidar metodologia de avaliação da sustentabilidade agrícola.
Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282