9/8/2007 08:56:48
Resultados de pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) com o milho QPM (Qualidade Protéica Melhorada) e com projetos de biofortificação da cultura serão mostrados no Globo Repórter desta sexta-feira, 10. Com o tema "Campeões da Nutrição" (veja em http://globoreporter.globo.com/), o programa vai apresentar 12 alimentos mais saudáveis para os brasileiros. E o milho QPM e o milho biofortificado figuram como uma das culturas agrícolas de melhor valor nutricional por dois fatores: melhor qualidade protéica e alto valor energético.
Desde a década de 1980 a Embrapa Milho e Sorgo vem desenvolvendo um programa de melhoramento para otimizar a qualidade protéica do milho. A variedade QPM BR 473, que será mostrada pelo Globo Repórter, têm a aparência e o sabor similares ao milho comum, mas com valores dos aminoácidos lisina e triptofano cerca de 50% maiores.
Os aminoácidos, segundo Maria Cristina Dias Paes, cientista de alimentos da Embrapa Milho e Sorgo, são essenciais para o metabolismo do corpo humano. "Eles são responsáveis pela constituição das proteínas, enzimas e de outros compostos. A lisina e o triptofano, especificamente, não são produzidos pelos seres humanos e devem ser ingeridos através da alimentação. Daí a importância destes compostos", explica.
A equipe do Globo Repórter abordou também o programa de biofortificação da cultura do milho, desenvolvido em parceria com organismos internacionais. Conhecido como HarvestPlus, o programa tenta suprir a dificuldade de suplementação de vitaminas e minerais em regiões sem infra-estrutura adequada para a distribuição de alimentos processados. Na cultura do milho, resultados promissores foram mostrados pelo pesquisador Paulo Evaristo Guimarães: variedades de milho com altas concentrações de betacaroteno, precursor da pró-vitamina A, essencial para a formação dos ossos e uma boa visão.
A equipe do Globo Repórter gravou o programa na Embrapa Milho e Sorgo no último dia 09 de julho. Na ocasião, a equipe foi até Funilândia-MG mostrar uma comunidade que tem experiências positivas com o milho QPM, com o acompanhamento da Emater-MG. Mais informações podem ser obtidas na Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): (31) 3779-1123 ou ace@cnpms.embrapa.br .
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br