13/8/2007 08:37:54
Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participam neste mês de agosto de dois eventos técnicos no Norte de Minas Gerais. Entre os dias 22 e 24 de agosto, nas cidades de Janaúba e Nova Porteirinha, acontece o I Simpósio de Pesquisa em Ciências Agrárias no Semi-Árido Mineiro. O objetivo é divulgar os resultados de pesquisas realizadas em universidades da região e promover a integração dos profissionais que atuam no meio rural.
O pesquisador Ricardo Augusto Lopes Brito falará sobre o tema "Disponibilidade e produtividade da água: desafio para o século XXI" na tarde do dia 23 de agosto. O Semi-Árido sofre com problemas de concentração de chuvas em determinados períodos do ano, o que leva a população a conviver com períodos de seca que comprometem a produção agropecuária. Saber utilizar e conservar a água, portanto, é uma estratégia que deve ser adotada pelos moradores da região.
O simpósio é uma promoção de três universidades públicas que atuam na região: a Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros), que mantém um campus em Janaúba; A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que tem seu Núcleo de Ciências Agrárias no Norte mineiro; e a UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri). Além da Embrapa Milho e Sorgo, a Embrapa Semi-Árido (Petrolina-PE) participará do evento com duas palestras.
Sorgo - E no dia 31 de agosto, os pesquisadores Fredolino Giacomini dos Santos e José Avelino Santos Rodrigues participarão do Encontro Técnico das Culturas da Cana e do Sorgo. O evento será na Fazenda Experimental da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) em Jaíba. Os pesquisadores da Embrapa discutirão as tecnologias de produção de silagem de sorgo com alta qualidade. Haverá uma palestra sobre o assunto e, logo depois, Fredolino será um dos debatedores do tema junto com representantes da Unimontes e da Epamig; José Avelino será o moderador da discussão.
A cultura do sorgo é uma das que mais se adaptam às características naturais do Norte mineiro. Mais resistente do que outras culturas agrícolas quanto à falta de água no solo, o sorgo tem grande potencial de desenvolvimento na região. Em parceria com diversas instituições públicas e privadas, a Embrapa vem incentivando a cultura do sorgo no Norte do estado. A empresa, em seu programa de melhoramento genético, já desenvolveu cultivares de sorgo que se adaptam bem ao Semi-Árido, não só mineiro, como também da região Nordeste do país. A realização do encontro técnico em Jaíba é da Epamig.
SERVIÇO
Evento: I Simpósio de Pesquisa em Ciências Agrárias no Semi-Árido Mineiro
Data: 22 a 24 de agosto
Locais: Janaúba (campus da Unimontes - Av. Reinaldo Viana, 2.630, bairro Bico da Pedra) e Nova Porteirinha (auditório da Faculdade Vale do Gorutuba - Av. Tancredo de Almeida Neves, 202 F)
Informações: www.unimontes.br/simposioagrarias
Evento: Encontro Técnico das Culturas da Cana e do Sorgo
Data: 31 de agosto
Local: Jaíba
Informações: (38) 3834-1760 / carlosjuliano@epamig.br / www.epamig.br
Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282