12/9/2007 09:47:50
Com a presença de pesquisadores e professores de diferentes países, será realizado em Belém-PA, entre os dias 20 e 22 de novembro, o I Simpósio Internacional Amazônico sobre Plantas Daninhas. O objetivo é discutir aspectos ligados à biologia, ao manejo e ao controle de plantas daninhas na região amazônica.
Por vezes encaradas como limitantes às produções agrícola e pecuária, as plantas daninhas afetam a produtividade e a lucratividade nos diferentes sistemas praticados nos chamados países amazônicos. Portanto, é necessário que se estabeleçam e se pratiquem métodos corretos de manejo e de controle adequados às condições da região, levando-se em consideração sobretudo as especificidades ecológicas.
Estão previstos debates e palestras envolvendo profissionais de diferentes países. O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) e presidente da SBCPD (Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas) Décio Karam fará a palestra de abertura do evento. O tema é "Importância do ensino da disciplina de plantas daninhas na formação dos profissionais da área agrícola" e o moderador será o pesquisador Antônio Pedro de Souza Filho, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA).
De outros países, estão previstas as participações de: Alberto Pedreiros, do Instituto de Investigaciones Agropecuarias / Chile; Cilia Leonor de Piedrahita, da Universidad Colombia; Alvaro Anzalone, da Universidad Centroocidental Lisandro Alvarado / Venezuela; e Philip Westra, da Colorado State University / Estados Unidos.
O público-alvo do simpósio é formado por pesquisadores, professores, técnicos, estudantes, produtores rurais e outros profissionais ligados ao meio rural. Há 150 vagas e o valor da inscrição é R$ 150,00 para profissionais e R$ 50,00 para estudantes. Para mais informações, o contato é o pesquisador Antônio Pedro de Souza Filho, coordenador-geral do evento, no (91) 3204-1251 ou no apedro@cpatu.embrapa.br. No endereço http://www.cpatu.embrapa.br/folder_simposio_daninhas.pdf, também há outras informações.
O I Simpósio Internacional Amazônico sobre Plantas Daninhas tem como instituição promotora a SBCPD. São parceiros na realização do evento a Embrapa Amazônia Oriental, a Embrapa Milho e Sorgo, a Faepa (Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado do Pará), a Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia), a Sagri (Secretaria da Agricultura do Estado do Pará), o Banco da Amazônia, a Adepara (Agência de Defesa Agropecuária do Pará), a Funtec (Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia), a Funagri (Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Agropecuário e Florestal da Amazônia) e a Dow AgroSciences.
Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282