Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Agriminas: Embrapa Milho e Sorgo apresenta tecnologias para a agricultura familiar



Artesanato com palha de milho: alternativa de renda para diversas comunidades mineiras
27/9/2007 14:05:56



Em sua segunda edição, a Agriminas - Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais - acontece até o próximo domingo, 30, na Serraria Souza Pinto em Belo Horizonte-MG. Com o objetivo de profissionalizar o segmento e oferecer condições para que os agricultores familiares sejam inseridos no mercado, o evento pretende também ampliar as redes de distribuição dos produtos, promover a troca de experiências e expressar o conjunto de políticas públicas em torno da agricultura familiar.

A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participa pela primeira vez da Feira, que é uma iniciativa da Fetaemg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), em parceria com o Governo Federal e Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e suas vinculadas: Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) e Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).

Tecnologias da Unidade direcionadas aos pequenos e médios produtores rurais estão sendo apresentadas. O paiol balaio de milho, por exemplo, desenvolvido em parceria com a Emater-MG, busca oferecer um milho de melhor qualidade, sem resíduos de agrotóxicos ou danos causados por roedores e insetos. As barraginhas também são direcionadas ao segmento. A tecnologia capta a água das chuvas, impedindo o aparecimento de erosões e recuperando áreas degradadas, e já foi implantada em mais de 300 municípios mineiros, sendo que mais de 60 mil barragens já foram construídas com o apoio da Emater-MG.

Técnicas de processamento do minimilho, outra tecnologia apresentada, também é uma boa alternativa para os produtores rurais que trabalham em sistema de agricultura familiar, já que agrega valor ao produto. A integração lavoura-pecuária também será mostrada em forma de maquetes. O sistema permite que o produtor tenha mais eficiência na utilização da terra e aumente a produção de carne, grãos ou leite. Por fim, o artesanato feito com palha de milho, alternativa de fonte de renda para comunidades carentes em diversos municípios de Minas, contribuirá para enriquecer o portfólio de tecnologias voltadas para a agricultura familiar.

IMPORTÂNCIA - Segundo a assessoria de imprensa do evento estarão presentes cerca de 150 expositores com produtos da agroindústria e peças artesanais. A expectativa é que, durante a Feira, mais de 30 mil pessoas visitem os estandes, distribuídos em uma área de três mil metros quadrados. Os expositores são de várias regiões mineiras, com produtos de artesanato, doces, bebidas e especiarias inusitadas, como as derivadas do pequi, um dos grandes sucessos da edição anterior. Além disso, nos dias 28 e 29 de setembro, acontece o Seminário Internacional do Café, que vai reunir autoridades e cafeicultores de oito países e cinco estados brasileiros para discutir o desenvolvimento do setor.

Atualmente, segundo o IBGE, a agricultura familiar produz 38% do Valor Bruto da Produção (VBP) e ocupa 77% das pessoas que trabalham na agricultura. São 4,1 milhões de propriedades agrícolas que geram emprego e renda a mais de 12 milhões de pessoas. Acesse a home page do evento: http://www.fetaemg.org.br/agriminas/ . Mais informações sobre as tecnologias apresentadas pela Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial (ACE): (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267