11/10/2007 14:15:01
Acontece entre os dias 15 e 26 de outubro, na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), curso sobre DarT (sigla em inglês de Diversity Array Technology), plataforma para a geração de polimorfismo de DNA. No curso, serão discutidos assuntos ligados à biotecnologia, como análises de mapeamento genético, QTLs, diversidade genética e desequilíbrio de ligação.
Pesquisadores e professores de diferentes instituições serão os instrutores do curso: Andrzej Kilian e Peter Wenzl, da Diversity Arrays Technology (Austrália); Viviana Canfalonieri, da Universidade de Buenos Aires (Argentina); Antônio Augusto Franco Garcia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (de Piracicaba-SP); Cosme Damião Cruz, da Universidade Federal de Viçosa-MG; Ivan Schuster, da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (de Cascavel-PR); Glória Franco, da Universidade Federal de Minas Gerais (de Belo Horizonte-MG) e os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo Cláudia Teixeira Guimarães, Jurandir Vieira de Magalhães e Newton Portilho Carneiro. Participarão como alunos 14 profissionais, sendo oito brasileiros, cinco argentinos e um colombiano. Eles são de universidades e institutos de pesquisa dos três países.
Os coordenadores do curso são Cláudia Teixeira Guimarães e Manoel Teixeira Souza Júnior. As aulas acontecerão no NBA (Núcleo de Biologia Aplicada), que concentra os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo que trabalham com biotecnologia, e no NIA (Núcleo de Informação para o Agronegócio), também da Embrapa. Apóiam o curso o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e o CBAB/Cabbio (Centro Brasileiro Argentino de Biotecnologia), programa de integração regional que vem consolidando a cooperação entre os dois países na área de biotecnologia.
Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282