Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo completa 33 anos



Fernando Tavares, pesquisador aposentado, corta o primeiro pedaço do bolo em homenagem aos 33 anos da Embrapa Milho e Sorgo
22/2/2008 14:20:36



Uma retrospectiva dos principais fatos registrados durante os 101 anos de pesquisa agropecuária em Sete Lagoas, município localizado na região Central de Minas Gerais, marcou a comemoração dos 33 anos de criação da Embrapa Milho e Sorgo, data celebrada no dia 24 de fevereiro. A solenidade, realizada na última sexta-feira, 22, reuniu empregados, aposentados e familiares em torno de diversas atividades que mostraram um pouco da importância histórica da região e da Embrapa na evolução agrícola brasileira.

Segundo a geógrafa Gisela de Avellar, há 31 anos na Unidade e uma das autoras do livro "Novas Trilhas no Sertão - História da Pesquisa Agropecuária em Sete Lagoas: das Origens à Embrapa", obra que integra o Projeto Memória, os primeiros registros de atividades de pesquisa datam de 1907, com a instalação de um campo de experiência em terreno de Cerrado em um distrito próximo a Sete Lagoas. "Em 1924 pesquisas já eram realizadas em uma área hoje pertencente à Embrapa Milho e Sorgo, com o cultivo de algodão. Minas tinha tradição na indústria têxtil naquela época", diz.

A partir de 1941, quando as atividades de pesquisa agropecuária passam da esfera estadual para a federal, trabalhos bem sucedidos com melhoramento de algodão e milho, adubação orgânica e com a utilização de bactérias fixadoras de nitrogênio antecederam a implantação do IAO (Instituto Agronômico do Oeste), um dos órgãos que dariam origem à Embrapa Milho e Sorgo. Em 1966, com mais recursos para a pesquisa, criou-se o Ipeaco (Instituto de Pesquisa Agropecuária do Centro-Oeste), época marcada pela grande expansão da pesquisa.

Dez anos depois, em 14 de fevereiro de 1976, a Embrapa instalou na mesma área das instituições anteriores o Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo, ato presidido na época pelo então ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. O período inicial foi marcado pela implantação de sistemas de produção e pacotes tecnológicos para todas as regiões brasileiras. Na década de 1980, com a ampliação da fronteira agrícola em direção ao Cerrado, a Embrapa Milho e Sorgo teve papel importante no desenvolvimento de híbridos competitivos no mercado, o que resultou em aumento de produtividade e atendimento à crescente demanda de alimentos.

Já no final dos anos 90, com cerca de 12 milhões de hectares do Cerrado incorporados ao sistema produtivo, a Unidade deu ênfase ao desenvolvimento de cultivares de milho tolerantes à acidez do solo, à consolidação da cultura do sorgo como alternativa para o abastecimento de grãos e ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, como as barraginhas e o sistema integração lavoura-pecuária. "Milhares de produtores e toda a sociedade brasileira tiveram ganhos expressivos com as tecnologias desenvolvidas. Este é nosso maior presente nesses 33 anos de Embrapa Milho e Sorgo", finalizou a chefe-geral Vera Alves.

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Pesquisa: Gisela de Avellar (Geógrafa / Embrapa Milho e Sorgo)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267