Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Tecnologias para o milho e o sorgo poderão ser transferidas para Angola



Missão Angolana e chefia da Embrapa Milho e Sorgo
27/2/2008 16:04:29



Tecnologias agrícolas capazes de aumentar a produção e a produtividade do milho e do sorgo, duas culturas fundamentais na dieta alimentar da população de Angola, país da costa ocidental da África, podem ser transferidas pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Na última sexta-feira, 22, uma missão da República de Angola composta pelo diretor de Planejamento do Minader (Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Angola), Joaquim Duarte, pelo consultor internacional da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), Paulo André Camuri, e pelo consultor Mário Ramos Vilela, discutiu com a chefia da Embrapa Milho e Sorgo propostas de parcerias para o desenvolvimento das duas culturas.

A visita – articulada pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, e pelo pesquisador e assessor da presidência da Embrapa, Eliseu Alves – teve também como objetivos conhecer os processos gerenciais de planejamento, os programas e projetos de pesquisa e os sistemas de informação da Embrapa Milho e Sorgo. A missão pretende ainda ter acesso às publicações técnico-científicas e explorar a possibilidade de enviar técnicos do Ministério de Agricultura de Angola para estágios ou cursos de curta duração, sempre em busca do aprendizado a partir da experiência brasileira.

Segundo o diretor de Planejamento do Minader (Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Angola), Joaquim Duarte, o milho e o sorgo têm importância fundamental na alimentação da população de Angola. “São culturas produzidas de maneira precária e com a experiência da Embrapa poderemos reverter esta situação”, disse. De acordo com Paulo André Camuri, da FAO, a equipe pretende “identificar a realidade brasileira, seguir nossos acertos e evitar nossos erros”.

A missão, desde a última semana no Brasil, visitou em Brasília-DF o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) a Embrapa Sede e a Embrapa Cerrados, a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e empresas do setor privado ligadas ao agronegócio. Em Minas, as estruturas do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) também foram visitadas. Segundo Paulo Camuri, a meta é reunir e implantar as melhores idéias que possam contribuir para o desenvolvimento do setor agropecuário em Angola.

Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267