15/4/2008 11:22:43
Começou hoje, 15 de abril, e vai até a próxima quinta-feira, 17, o curso Manejo da Irrigação em Pivôs Centrais, realizado na Embrapa Milho e Sorgo. O curso faz parte do Projeto Pivôs, que é um contrato de transferência de tecnologia assinado entre a Unidade e a Cemig.
O objetivo do convênio é divulgar o uso racional da água de irrigação em sistemas de pivôs centrais através do uso da planilha eletrônica destinada à programação da irrigação. Através da planilha eletrônica, torna-se possível o uso eficiente da água de irrigação, reduzindo o tempo de bombeamento e, com isso, diminuindo os custos da energia elétrica no sistema de produção.
Segundo os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo envolvidos no projeto, outros benefícios poderão ocorrer, como a redução do impacto da tecnologia da irrigação sobre o meio ambiente, a redução dos custos de produção e o aumento da renda do agricultor.
Para a implementação do projeto, foram selecionados nove agricultores que possuem pivôs centrais nos seguintes municípios mineiros: Inhaúma, Iraí de Minas, Jaíba, Morada Nova de Minas, Paracatu, Paraopeba, Patos de Minas, Planura e Rio Paranaíba. Em cada um desses locais, serão usados dois pivôs: um utilizado pela forma habitual do agricultor e o outro com o manejo da irrigação através da planilha eletrônica.
Outras ações também serão implementadas, como: avaliações da uniformidade da aplicação de água nos pivôs, análise das características físico-hídricas em amostras de solos e instalação de estações climáticas automáticas.
Durante o período do desenvolvimento das culturas, medições do consumo da água e da energia elétrica serão feitas em cada um dos 18 pivôs envolvidos nos testes.
Mônica de Castro
Relações Públicas / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1059
E-mail: monica@cnpms.embrapa.br