13/5/2008 16:45:10
Novas oportunidades e tecnologias voltadas para a geração de negócios, iniciativas de estímulo ao desenvolvimento regional, agentes do processo de inovação tecnológica, o processo de transferência entre o conhecimento científico e o mercado e a experiência da Embrapa no processo de incubação de empresas. Estes são alguns dos temas que serão abordados durante o seminário Desenvolvimento Regional e Inovação Tecnológica no Agronegócio, evento que acontece na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) na próxima quinta-feira, 15, dentro da programação da Semana de Integração Tecnológica (SIT).
O seminário trará palestrantes de instituições renomadas nos temas em discussão, como Fundação Biominas, Banco do Brasil, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) e Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa). Além das palestras, uma mostra, feita por instituições de pesquisa, apresentará tecnologias para a geração de negócios (veja programação completa ao final da matéria).
SIT – Aberta na última segunda-feira, 12, a Semana de Integração Tecnológica tem reforçado a vocação que o estado de Minas Gerais tem para inovação, ciência e tecnologia. Resultado de uma parceria entre a pesquisa e a extensão – Embrapa Milho e Sorgo, Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) – a abertura do evento foi marcada por reflexões dos representantes das três instituições. “A SIT tem um grande significado em consolidar a união entre empresas da pesquisa e da extensão, discurso às vezes complicado de acontecer na prática. Com a iniciativa, estamos presenciando a consolidação deste objetivo”, disse a chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Vera Maria Carvalho Alves.
O presidente da Epamig, Baldonedo Arthur Napoleão, enfatizou os investimentos que o Governo do Estado tem feito em ciência e em tecnologia e os resultados já alcançados, como a revitalização da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) e da própria Epamig. “Minas é o segundo Estado brasileiro que mais investe no setor. Estamos vivendo uma nova etapa e temos que aproveitar este momento, gerando mais resultados de pesquisa”, disse. O presidente da Emater-MG, José Silva Soares, que representou, na cerimônia, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, reforçou a importância da valorização das reais demandas do produtor rural para que a pesquisa possa avançar nestes segmentos.
PROGRAMAÇÃO – A Semana de Integração Tecnológica traz até a próxima sexta-feira, 16, dias de campo, demonstrações, cursos e oficinas sobre temas não apenas ligados às cadeias produtivas do milho e do sorgo, mas também com enfoque conservacionista e de interesse urbano, como plantas medicinais, artesanato e manejo de pomares. Abaixo, veja a programação do seminário Desenvolvimento Regional e Inovação Tecnológica no Agronegócio.
Seminário Desenvolvimento Regional e Inovação Tecnológica no Agronegócio
15 de maio (quinta-feira) – Inscrições pelo e-mail sit@cnpms.embrapa.br
9h30 – Abertura
10h – Iniciativas de Estímulo ao Desenvolvimento Regional pela Inovação
Palestras:
1) Desenvolvimento regional sustentável – Uma nova estratégia de negócio (Renato Claret Moreira – Banco do Brasil)
2) Pólo de excelência mineral e metalúrgico como instrumento de diversificação econômica regional (Renato Ribeiro Ciminelli – Gerente do Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais)
3) Programa de Incentivo à Inovação e Sistema Mineiro de Inovação (Evaldo Ferreira Vilela – secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais)
11h20 – Debates
11h45 – Almoço
13h30 – Agentes do Processo de Inovação Tecnológica
Palestras:
1) Desenvolvimento de pesquisa com potencial de geração de negócios (Rochel Montero Lago – Professor da UFMG)
2) Promoção de negócios em biotecnologia (Fernando Batista Pereira – Fundação Biominas)
3) Empreendedorismo e Inovação no Agronegócio: A experiência da Embrapa através da incubação de empresas (José Manuel Cabral de Sousa Dias – chefe-Geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia – Brasília-DF)
4) O papel das Fundações de Apoio à Pesquisa na transferência de conhecimento científico para o mercado (Gerson Fabio Paz da Silva – gerente de Negócios e Oportunidades da Fundep)
16h – Debates
16h30 – Encerramento
Durante o seminário, haverá uma mostra, feita por instituições de pesquisa, de tecnologias com potencial de geração de negócios:
Tecnologias – Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF):
1) Produção de cogumelos comestíveis e medicinais
2) Feromônios (Controle biológico da praga da soja)
3) Sistema de produção de mudas via biorreatores (Biofábricas)
Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo: (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br