6/6/2008 11:42:44
A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participa, até o próximo dia 08 de junho, domingo, da Super Agro 2008, maior e mais diversificado evento do agronegócio mineiro. Em sua quarta edição, a feira traz como novidades este ano a participação de novos fornecedores de produtos agropecuários, como sementes para pastagens, fertilizantes e defensivos agrícolas, equipamentos para irrigação, biotecnologia e softwares para atividades agropecuárias. O objetivo, segundo os organizadores, é divulgar um leque cada vez maior e mais expressivo dos produtos do agronegócio de Minas.
A expansão da atividade em Minas Gerais - o setor representa 30% do PIB do Estado e 11% do PIB nacional - marcou os discursos das autoridades durante a abertura do evento na última quinta-feira, 05. Segundo o governador de Minas, Aécio Neves, as exportações do segmento de janeiro a abril deste ano superaram em 8% o volume registrado no mesmo período de 2007, gerando uma receita de US$ 1,6 bilhão. Parte deste faturamento, segundo ele, foi estimulado pelo recorde na safra de grãos, que deve chegar às 10 milhões de toneladas. "Minas já é o segundo estado brasileiro que mais produz milho", ressaltou.
E o governador reforçou que as áreas usadas no país e em Minas para a produção dos biocombustíveis "não vão competir, em hipótese alguma, com as áreas destinadas à produção de alimentos". "Essa é a grande discussão da atualidade. Será que o etanol é incompatível com a produção de alimentos porque diminui as áreas plantadas? Estamos mostrando que é possível, com planejamento, avançar na produção do etanol, ao mesmo tempo em que temos aumentado não apenas as áreas plantadas, mas a produtividade da agricultura em Minas", disse.
O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, apresentou discurso semelhante. "Minas tem um papel importante na safra recorde brasileira de alimentos e de etanol". O presidente da Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais), Roberto Simões, destacou o potencial que o Brasil tem de expandir a produção de alimentos e biocombustíveis, sem a abertura de novas áreas. "Temos tecnologia para isso, como a integração lavoura-pecuária-floresta, e a oportunidade deve ser percebida pelo governo. Oportunidades infinitas estão se abrindo para o Brasil e para Minas", defendeu.
EMBRAPA - A integração lavoura-pecuária-floresta, tecnologia que permite a recuperação de áreas degradadas e um uso mais eficiente do solo e que pode ajudar a ampliação da produção agrícola sem a abertura de novas áreas para plantio, está sendo apresentada pela Embrapa Milho e Sorgo em seu estande. Outros trabalhos, como o artesanato feito por comunidades de Diamantina-MG com a palha de milho e o controle biológico de pragas, também podem ser vistos no local.
O estande, que também reúne tecnologias da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), ainda oferece aos visitantes o serviço de venda de publicações da Empresa. A Super Agro 2008 acontece no Complexo Expominas em Belo Horizonte-MG e é uma realização conjunta do governo de Minas, por meio da Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), com a Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e o Sebrae Minas (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Confira as atrações e os horários de visitação na home page do evento: http://www.superagronet.com/index.htm .
Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br