19/6/2008 15:43:34
Comunidades que convivem com a seca no estado do Tocantins deverão ser beneficiadas com a construção de 300 barraginhas, mini-açudes que captam a água das chuvas e conservam a umidade no lençol freático, revitalizando nascentes e possibilitando o uso dessa água nos períodos críticos de seca. O 1º encontro estadual com líderes da agricultura familiar realizado esta semana pelo Ruraltins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins) deverá possibilitar a transferência da tecnologia para a região.
Segundo Luciano Cordoval de Barros, engenheiro agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) responsável pelo projeto, o objetivo é multiplicar a tecnologia das barraginhas em propriedades familiares para garantir o abastecimento de água durante todo o ano. Além das barraginhas, o encontro no dia 19 em Tocantins discutiu técnicas que podem otimizar a agricultura na região, como associativismo e cooperativismo, linhas de crédito e as perspectivas da extensão rural.
A transferência da tecnologia das barraginhas foi acordada durante a visita do coordenador estadual do Meio Ambiente do estado do Tocantins à Embrapa Milho e Sorgo no final de maio. Os técnicos conheceram o projeto piloto no município de Sete Lagoas-MG e deverão multiplicar a tecnologia, com palestras, demonstrações, atividades práticas e outros eventos.
Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3779-1123 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .
Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3779-1123
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br