Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Unidade participará do Ciência para a Vida



Um dos novos híbridos é o milho BRS 1040
17/9/2008 14:18:12



A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) apresentará, durante a Ciência para a Vida 2008, cinco novas cultivares e uma alternativa para o controle da lagarta-do-cartucho, principal praga da cultura do milho no Brasil. São quatro novas cultivares de milho (BRS 1040, BRS 2022, BRS 3025, BRS 3035) e uma de sorgo (BRS 655). A alternativa para o controle da lagarta-do-cartucho é o uso de baculovirus.

O BRS 1040 é o novo híbrido simples de milho da Embrapa. Tem potencial genético para alta produvitidade, estabilidade de produção e ciclo superprecoce. Possibilita alto retorno financeiro a produtores que mantêm lavouras com elevado uso de insumos.

Já o BRS 2022 é um híbrido duplo que tem ciclo precoce e excelente tolerância ao acamamento e ao quebramento. O potencial genético para produtividade também é alto para sua categoria.

O híbrido triplo BRS 3025 possui ciclo precoce e apresenta excelente resistência tanto ao acamamento como ao quebramento. Seus grãos são alaranjados e semi-dentados.

Os três híbridos (BRS 1040, BRS 2022 e BRS 3025) são indicados para plantio, tanto na safra como na safrinha, em todo o país, exceto na região subtropical (que inclui o Sul do Paraná e os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul).

O BRS 3035, também híbrido triplo, tem ciclo superprecoce e excelente tolerância ao acamamento e ao quebramento. A indicação de plantio é para a época de safrinha nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e para o estado do Paraná, exceto em sua parte Sul.

A Embrapa apresenta também o BRS 655, híbrido de sorgo forrageiro que permite uma silagem de alta qualidade. Ele tem estabilidade de produção, alta resistência a estiagem, baixo custo de produção e alto potencial de produção de massa verde. O novo sorgo da Embrapa é indicado para plantio no período chuvoso (de outubro a dezembro) nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, além do estado do Tocantins.

Baculovirus - Uma das opções ao uso desenfreado de pesticidas químicos é a utilização de agentes de controle biológico. No caso da lagarta-do-cartucho, que é a principal praga que ataca o milho no Brasil, alguns destes agentes são o Baculovirus e o Bacillus thuringiensis. De acordo com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Fernando Hercos Valicente, "os vírus do gênero Baculovirus e as bactérias da família Bacillacea, Bacillus thuringiensis, podem se tornar uma alternativa viável, econômica e eficiente quando usados corretamente no controle da lagarta". A unidade apresentará os baculovírus durante a Ciência para a Vida.

Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Registro profissional: MG 06279 JP
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3027-1272 / (31) 9974-3282

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267