9/5/2002 (09:49:18)
Na próxima segunda-feira, 13 de maio, acontece na Embrapa Milho e Sorgo o "Encontro Técnico Interdisciplinar sobre Produção Orgânica". Durante o evento, a Embrapa apresentará sua proposta de pesquisa com milho orgânico. Haverá também relatos de experiências com café, milho e leite orgânicos.
Promovido pela Embrapa Milho e Sorgo e pelo Colegiado Estadual de Produção Orgânica de Minas Gerais, o evento contará com a participação de produtores orgânicos, agentes de extensão rural e pesquisadores envolvidos com a agricultura orgânica. Instituições como Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), UFV (Universidade Federal de Viçosa) e UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), além do Ministério da Agricultura e de consultores, também participarão do encontro.
O evento antecederá a Agrorgânica 2002 – 1ª Feira de Agricultura Orgânica de Sete Lagoas e Região, que acontecerá de 23 a 25 de maio no Parque de Exposições JK, em Sete Lagoas. O objetivo principal é mostrar as vantagens da agricultura orgânica a produtores rurais, associações, cooperativas, órgãos de fomento, atacadistas e varejistas, entre outros profissionais.
Com a Agrorgânica, pretende-se ainda incentivar a utilização da tecnologia instalada na região, onde existem dois centros de pesquisa agropecuária: a Embrapa Milho e Sorgo e a Epamig. E também ressaltar o trabalho de extensão rural que vem sendo feito pela Emater-MG nos municípios vizinhos a Sete Lagoas. Em Capim Branco, estão sendo desenvolvidas diversas experiências com agricultura orgânica, com o número de produtores que investem nesse sistema crescendo a cada mês.