11/11/2008 15:02:08
As barraginhas serão mostradas durante a 7ª Expo Brasil Desenvolvimento Local, exposição que acontece em Cuiabá-MT de 12 a 14 de novembro (quarta a sexta-feira desta semana). O evento é realizado anualmente desde 2002 e, neste ano, tem expectativa de participação de mais de 7 mil pessoas. As barraginhas comporão uma Mostra de Tecnologias Sociais dentro da exposição.
O engenheiro agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) Luciano Cordoval de Barros, que coordena os trabalhos com barraginhas, participará do evento. A idéia é que sejam feitos novos contatos para expandir a tecnologia para outros locais. Junto com Luciano, participará Zenaido Lima, da cidade mineira de Formiga; ele é secretário de Desenvolvimento Rural do município, hoje um dos mais motivados para a implantação de barraginhas.
De acordo com Luciano, durante a exposição deverá ser feita uma viagem à Chapada dos Guimarães, que fica próxima a Cuiabá. A intenção é diagnosticar possíveis locais que estejam degradados e onde as barraginhas possam ser implantadas. Em agosto último, representantes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Mato Grosso estiveram em Sete Lagoas conhecendo a tecnologia para levá-la àquele estado.
Simples, as barraginhas são mini-açudes para captação da água de chuva. Poucas horas de trabalho de uma máquina do tipo pá carregadeira são necessárias para construir uma barraginha. Entre os benefícios diretos do sistema, estão a elevação do nível do lençol freático, o controle de erosões e voçorocas e o ressurgimento de vegetação ciliar. A tecnologia está espalhada por vários municípios do interior de Minas Gerais e chegou também aos estados do Ceará, do Piauí e do Tocantins.
SERVIÇO
Evento: 7ª Expo Brasil Desenvolvimento Local
Onde: Cuiabá-MT
Período: de 12 a 14 de novembro
Mais informações: www.expobrasil.org.br
Clenio Araujo
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Registro profissional: MG 06279 JP
Contatos: clenio@cnpms.embrapa.br / (31) 3027-1272 / (31) 9974-3282