12/12/2008 08:35:32
O Dia de Campo na TV desta semana falará sobre o "Uso do nim para controle da lagarta-do-cartucho do milho". O programa será exibido sexta-feira, 12 de dezembro, pelo Canal Rural (NET/SKY) a partir das 9h, com reapresentação no domingo, 14, às 8h pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica). A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O programa mostrará que a planta do nim, originária da Ásia e cultivada em vários países das Américas, África e Austrália, tem mostrado acentuada atividade inseticida para várias espécies de pragas, incluindo a lagarta-do-cartucho, principal praga que ataca a cultura do milho no Brasil. O pesquisador convidado, Paulo Afonso Viana, explicará como as substâncias encontradas no nim são eficazes contra a lagarta, além de mostrar os processos de produção e aplcação do inseticida biológico A utilização do extrato de nim na dieta de lagartas criadas em laboratórios da Embrapa Milho e Sorgo apresentou eficiência de 100% no controle da praga. Ele também responderá, ao vivo, as perguntas dos telespectadores.
APELO AMBIENTAL - A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) é a mais importante praga do milho no Brasil. O seu ataque ocorre em todos as etapas de desenvolvimento do milho sendo que as perdas podem reduzir a produção em até 38%. O controle dessa lagarta tem sido realizado com inseticidas sintéticos, geralmente de custo elevado, com alto risco de toxicidade e de contaminação ambiental. O uso de extratos de plantas podem ser alternativas a esses inseticidas. Podem contribuir também para a redução dos custos de produção das lavouras, diminuindo os riscos ambientais e a dependência dos inseticidas sintéticos.
Paulo Viana conta que o efeito toxicológico do nim é bastante seguro para o homem. "Estamos na fase de encontrar um pacote tecnológico para pequenos agricultores, definindo o número de aplicações e equipamentos corretos". Além desse tema principal, o Dia de Campo na TV apresenta outros assuntos nos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.
O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são respondidas, ao vivo, por especialistas. Os telespectadores podem fazer perguntas, durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br .
Como sintonizar o programa:
Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural - NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual - www.sct.embrapa.br/liv/ .
Mais informações:
Embrapa Milho e Sorgo
www.cnpms.embrapa.br
Jornalista: Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Telefone: (31) 3027-1223
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br
Embrapa Informação Tecnológica
www.sct.embrapa.br
Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)
Telefone: (61) 3448-4590
E-mail: macau@sct.embrapa.br