20/5/2002 (10:04:01)
A tecnologia das barraginhas tem como principal objetivo captar as águas das chuvas, evitando que elas escoem rapidamente e provoquem problemas como erosão do solo e enchentes. É uma grande aliada do produtor rural e vem sendo aperfeiçoada pela Embrapa Milho e Sorgo (de Sete Lagoas-MG) nos últimos anos.
O engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros coordena os trabalhos. Segundo ele, nos últimos sete anos a Embrapa atendeu mais de 4000 pessoas interessadas em conhecer e adotar a tecnologia. São cartas, telefonemas, visitas técnicas, dias-de-campo e outras formas de contato. Luciano salienta que, normalmente, através de cada pessoa mobilizada, outras três também passam a conhecer as barraginhas.
Desde 1997, foram treinadas cerca de 900 pessoas em 22 cursos. Visitas ao Ribeirão Paiol, em cuja bacia existe um projeto piloto de conservação de água e solo, também são constantes. O sucesso das barraginhas na bacia do Paiol gerou um grande desafio, aceito pela Embrapa em conjunto com a ANA (Agência Nacional de Águas): o planejamento e a implantação de um projeto de revitalização da Bacia do Rio São Francisco em sua parte mineira.