Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Show Rural Coopavel: gado de Corte e leiteiro integram agenda de palestras em Cascavel



Integração lavoura-pecuária despertou interesse entre colombianos
11/2/2009 11:08:05



O primeiro dia de palestras na Casa Embrapa do Show Rural Coopavel 2009, em Cascavel-PR, teve como tema principal a pecuária de corte e leiteira. Pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) e Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG) abordaram os principais desafios da integração lavoura-pecuária, do sumário de touros e da qualidade do leite.

A cadeia produtiva do leite é uma das mais importantes do complexo agroindustrial brasileiro, movimentando, anualmente, mais de US$10 bilhões, com potencial para abastecer o mercado interno e ainda exportar. Entretanto, os produtores têm à frente três desafios, que segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Guilherme Nunes de Souza, precisam ser definidos como prioridades e medidas necessitam ser adotadas com agilidade.

A sanidade do rebanho é uma delas. A partir do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose faz-se iminente o controle e a erradicação dessas zoonoses em algumas regiões do país. "São doenças animais, que interferem na produtividade animal e que podem perfeitamente serem transmitidas para os seres humanos", alerta Guilherme Souza.

Atrelado a essa meta estão as reduções, significativas, do percentual de rebanhos com contagem total de bactérias (CTB) e contagem de células somáticas (CCS) acima de 100 mil ufc/ml e 400 mil células/ml, respectivamente, até 2012, conforme estabelecido na instrução normativa 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os produtores também devem estar atentos à qualidade do seu rebanho. Para isso, com o objetivo de encontrar touros melhoradores para produção de leite, gordura e proteína, a Embrapa Gado de Leite disponibiliza o sumário de touros, resultado de uma avaliação genética conduzida em 2033 rebanhos dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. "As avaliações possibilitam identificar e selecionar animais geneticamente superiores, orientando as decisões dos criadores e produtores", explica o pesquisador Leovegildo Lopes de Matos, especialista em nutrição animal.

ILP - Tecnologia desenvolvida por diversas Unidades da Embrapa, a Integração Lavoura-Pecuária é adotada por um número cada vez maior de agricultores e pecuaristas. Os principais requisitos para a implementação da ILP são o solo e clima favoráveis, a infra-estrutura, o acesso, os recursos financeiros, o domínio da tecnologia de produção, a assistência técnica e a parceria.

Atendendo a esses fatores, é hora de pensar no manejo das culturas a serem instaladas, pode-se, conforme o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Roberto Giolo, utilizar os mesmos conceitos do sistema plantio direto, após o devido condicionamento do solo e implantar culturas como soja, milho, sorgo, milheto, arroz, aveia, algodão, feijão, trigo, mandioca, cana-de-açúcar e girassol. "Os objetivos podem ser agropastoril, silvipastoril e agrossilvipastoril dependendo do foco do produtor", afirma.

Peça fundamental na ILP, o manejo de pastagem foi assunto do pesquisador José Alexandre Agiova. Ele relatou que para um manejo correto na ILP, "a escolha da espécie forrageira, o sistema de produção - carne, leite, ovinos, ILP e outros - usado e a adubação residual e antecipada" são passos preponderantes.

O sistema de ILP chamou a atenção de um grupo de produtores bolivianos, e aproximadamente, 18 agricultores de Santa Cruz da La Sierra visitaram a Casa Embrapa e os plots de ILP para saber um pouco mais sobre a tecnologia. "Nosso país não tem uma instituição como a Embrapa e temos que ir atrás de saídas para nossa atividade, por isso, estamos neste evento. Temos solos em ótimas condições para lavoura e pecuária, precisamos de tecnologia e acreditamos que a integração seja o caminho a ser tomado. Pelo que vimos aqui é uma alternativa altamente viável e se for possível queremos manter um contato mais próximo com a Embrapa", anima-se o produtor Mauricio Humbald, membro da Associação Nacional de Produtores de Oleaginosas da Bolívia. Do lado da Embrapa, os pesquisadores Giolo e Agiova, que recepcionaram a comitiva, ficaram impressionados com o interesse dos agricultores e buscaram atender às suas demandas mais urgentes.

Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14)
Jornalista - Embrapa
Show Rural Coopavel - (45) 3220-6767
dalizia@cnpgc.embrapa.br


Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282
clenio@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267