11/2/2009 11:08:05
O primeiro dia de palestras na Casa Embrapa do Show Rural Coopavel 2009, em Cascavel-PR, teve como tema principal a pecuária de corte e leiteira. Pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) e Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG) abordaram os principais desafios da integração lavoura-pecuária, do sumário de touros e da qualidade do leite.
A cadeia produtiva do leite é uma das mais importantes do complexo agroindustrial brasileiro, movimentando, anualmente, mais de US$10 bilhões, com potencial para abastecer o mercado interno e ainda exportar. Entretanto, os produtores têm à frente três desafios, que segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Guilherme Nunes de Souza, precisam ser definidos como prioridades e medidas necessitam ser adotadas com agilidade.
A sanidade do rebanho é uma delas. A partir do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose faz-se iminente o
controle e a erradicação dessas zoonoses em algumas regiões do país. "São doenças animais, que interferem na produtividade animal e que podem perfeitamente serem transmitidas para os seres humanos", alerta Guilherme Souza.
Atrelado a essa meta estão as reduções, significativas, do percentual de rebanhos com contagem total de bactérias (CTB) e contagem de células somáticas (CCS) acima de 100 mil ufc/ml e 400 mil células/ml, respectivamente, até 2012, conforme estabelecido na instrução normativa 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Os produtores também devem estar atentos à qualidade do seu rebanho. Para isso, com o objetivo de encontrar touros melhoradores para produção de
leite, gordura e proteína, a Embrapa Gado de Leite disponibiliza o sumário de touros, resultado de uma avaliação genética conduzida em 2033 rebanhos dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. "As avaliações possibilitam identificar e selecionar animais geneticamente superiores, orientando as decisões dos criadores e produtores", explica o pesquisador Leovegildo Lopes de Matos, especialista em nutrição animal.
ILP - Tecnologia desenvolvida por diversas Unidades da Embrapa, a Integração Lavoura-Pecuária é adotada por um número cada vez maior de agricultores e pecuaristas. Os principais requisitos para a implementação da ILP são o solo e clima favoráveis, a infra-estrutura, o acesso, os recursos financeiros, o domínio da tecnologia de produção, a assistência técnica e a parceria.
Atendendo a esses fatores, é hora de pensar no manejo das culturas a serem instaladas, pode-se, conforme o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Roberto Giolo, utilizar os mesmos conceitos do sistema plantio direto,
após o devido condicionamento do solo e implantar culturas como soja, milho, sorgo, milheto, arroz, aveia, algodão, feijão, trigo, mandioca, cana-de-açúcar e girassol. "Os objetivos podem ser agropastoril, silvipastoril e agrossilvipastoril dependendo do foco do produtor", afirma.
Peça fundamental na ILP, o manejo de pastagem foi assunto do pesquisador José Alexandre Agiova. Ele relatou que para um manejo correto na ILP, "a escolha da espécie forrageira, o sistema de produção - carne, leite, ovinos, ILP e outros - usado e a adubação residual e antecipada" são passos preponderantes.
O sistema de ILP chamou a atenção de um grupo de produtores bolivianos, e aproximadamente, 18 agricultores de Santa Cruz da La Sierra visitaram a Casa Embrapa e os plots de ILP para saber um pouco mais sobre a tecnologia. "Nosso país não tem uma instituição como a Embrapa e temos que ir atrás de saídas para nossa atividade, por isso, estamos neste evento. Temos solos em ótimas condições para lavoura e pecuária, precisamos de tecnologia e acreditamos que a integração seja o caminho a ser tomado. Pelo que vimos aqui é uma alternativa altamente viável e se for possível queremos manter um contato mais próximo com a Embrapa", anima-se o produtor Mauricio Humbald, membro da Associação Nacional de Produtores de Oleaginosas da Bolívia. Do lado da Embrapa, os pesquisadores Giolo e Agiova, que recepcionaram a comitiva, ficaram impressionados com o interesse dos agricultores e buscaram atender às suas demandas mais urgentes.
Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14)
Jornalista - Embrapa
Show Rural Coopavel - (45) 3220-6767
dalizia@cnpgc.embrapa.br
Clenio Araujo (MG 06.279 JP)
Jornalista da Embrapa Milho e Sorgo
Tels: (31) 3779-1172 / (31) 9974-3282
clenio@cnpms.embrapa.br