Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Embrapa Milho e Sorgo reforça parcerias com instituições internacionais



Embrapa Milho e Sorgo participa do evento Maize Genetics Conference, em Illinois, nos Estados Unidos
4/3/2009 09:22:33



O fortalecimento de parcerias com instituições internacionais e a elaboração de projetos de pesquisa com foco em segurança alimentar, meio ambiente e no desenvolvimento de cultivares adaptadas a estresses abióticos são objetivos de viagens de pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) ao exterior no mês de março. Os pesquisadores Jurandir Vieira de Magalhães, Claudia Teixeira Guimarães, Robert Eugene Schaffert e Sidney Netto Parentoni, componentes do projeto GCP (Generation Challenge Programme), discutem em Montpellier, França, os desafios que serão tratados nos próximos anos. O Generation Challenge Programme é um programa internacional que congrega uma rede de parceiros com o objetivo de otimizar a produtividade das culturas em ambientes propensos a estresses, sendo que a Embrapa é uma das instituições líderes componentes da rede.

A Embrapa Milho e Sorgo, segundo informações do pesquisador Jurandir Magalhães, possui quatro projetos no âmbito do GCP e foi convidada a participar de duas iniciativas denominadas "Desafios", sendo que uma buscará o aumento da eficiência de utilização de fósforo e a segunda o desenvolvimento de genótipos mais tolerantes à seca. O pesquisador ainda participará de encontro do Comitê de Relações Internacionais da Sociedade Americana de Biólogos de Plantas (ASPB, sediada em Rockville, nos Estados Unidos) e realizará visita técnica à Universidade de Cornell (em Ithaca, também nos Estados Unidos). A cultura do sorgo será abordada nesta última visita.

A pesquisadora Sylvia Morais de Sousa participa e apresenta trabalho durante o evento Maize Genetics Conference, que acontece de 12 a 15 de março em St. Charles, Illinois, Estados Unidos. A busca de contatos e parcerias com pesquisadores da área de genética de milho também é um dos objetivos. A pesquisadora ainda foi convidada para a apresentação de novas técnicas por pesquisadores da Penn State University e da Universidade da Flórida, como integrante da equipe dos projetos "Abordagem genética, fisiológica e molecular do sistema solo-planta para a eficiência no uso de fósforo" e do projeto financiado pela Fundação McKnight - "New Approach for improving phosphorus acquisition and aluminum tolerance of plantas in marginal soils".

BACIA DO SÃO FRANCISCO - O pesquisador Ricardo Augusto Lopes Brito e a geógrafa Gisela de Avelar participam em Izmir, Turquia, da 3ª reunião plenária do projeto PLEIADeS (Participatory Multi-Level EO - Earth Observation - Assisted Tools for Irrigation Water Management and Agricultural Decision-Support), que tem como objetivo o uso eficiente e sustentável da água na produção de alimentos em ambientes com escassez hídrica. O projeto tem o financiamento da Comunidade Européia no âmbito do seu programa "Projetos de Pesquisa com Alvo Específico", envolvendo estudos de caso em nove países (Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Turquia, Marrocos, Brasil, México e Peru). O estudo abrange regiões da Europa, sul do Mediterrâneo e América Latina. A coordenação internacional é feita pela Universidade de Castilla La Mancha (Espanha). As atividades são conduzidas por universidades, instituições de pesquisa e fomento à agricultura. No total, são 21 instituições de diferentes partes do mundo envolvidas, incluindo-se a Embrapa nesse consórcio. No Brasil, o estudo de caso é focado na bacia do rio São Francisco, a maior de todas as bacias envolvidas no programa, que tem significado estratégico no cenário nacional. Os trabalhos são conduzidos em parceria pela Embrapa Milho e Sorgo e a Embrapa Semi-Árido (Petrolina-PE), com coordenação da Embrapa Milho e Sorgo.

Mais informações podem ser obtidas junto à Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: (31) 3027-1223 ou gfviana@cnpms.embrapa.br .

Guilherme Ferreira Viana (MTb/MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1223
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267