24/4/2009 08:17:58
“Uma oportunidade única para demonstrar o que cada um faz e aprender coisas diferentes”. Essa é a definição dada à I Semana Acadêmica da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) pelo estudante de Engenharia Ambiental Jocimar Reinaldo Stringhi. A estagiária de Comunicação Social Sarah Sader considera que o evento foi “uma troca de conhecimentos muito interessante.” Jocimar e Sarah estão entre os 26 alunos participantes da programação, que incluiu palestras, seminários, sessão de pôsteres e mostra de trabalhos nesta quarta e quinta-feira (22 e 23 de abril).
O evento foi aberto ao público em geral e contou com apresentações de estudantes de seis instituições de ensino que têm como orientadores um grupo formado por 19 pesquisadores e analistas da Unidade. A I Semana Acadêmica teve como objetivos: agregar valor aos estágios e aperfeiçoamentos, promover a interação entre a Embrapa Milho e Sorgo e seus bolsistas e valorizar o trabalho desenvolvido pelos alunos. A chefe-geral da Unidade, Vera Maria Carvalho Alves, ressaltou que o evento se tornará oficial no calendário anual da Empresa, com o intuito de divulgar as pesquisas e atividades desenvolvidas pelos estudantes.
A pesquisadora Flávia Cristina dos Santos, coordenadora técnica da Semana Acadêmica, avaliou que o evento foi bastante positivo e teve uma participação considerável. “Estamos contribuindo com a formação de futuros profissionais, o que é extremamente importante”, afirmou Flávia. A pesquisadora também destacou a oportunidade oferecida aos alunos de treinamento para apresentações orais e para lidar com o público. “Nós, que trabalhamos com pesquisa, vamos sempre nos deparar com isso”, comentou.
E os estudantes já estão cientes da importância de desenvolverem habilidades para preparação e exposição de trabalhos técnicos e científicos. Jocimar Reinaldo é estagiário do Núcleo de Recursos Genéticos e Desenvolvimento de Cultivares (NRGC) e conta que adora fazer apresentações. “Eu era uma pessoa tímida e tentei desenvolver essa parte. A gente precisa evoluir como pessoa e como profissional. Se você faz pesquisa, tem que apresentar os resultados. Quanto mais a gente treinar e tiver oportunidade de testar os conhecimentos, melhor.”
A analista Mônica de Castro, da equipe organizadora do evento, explicou que a participação não foi obrigatória e mesmo assim um bom número de estagiários se envolveu com a Semana Acadêmica. “Espero que, nas próximas, mais estudantes participem e que a gente consiga mobilizar mais funcionários para que venham assistir e conhecer as atividades desenvolvidas pelos alunos”, disse.
Elaine Aparecida Guimarães, estagiária do Laboratório de Fitopatologia, achou a proposta de realização da Semana Acadêmica muito boa e fez uma sugestão para as futuras edições: “deveria, além de apresentação dos estagiários, fazer também cursos para os estudantes, porque os pesquisadores têm muito conhecimento para transmitir”.
Flávia dos Santos destacou que foi produzido um cd room com o registro dos trabalhos apresentados. “A gente procurou realmente valorizar o evento. O cd é um registro importante para o currículo dos estudantes”. A coordenadora técnica também deixou como mensagem um convite à participação de todos os membros da Unidade nas próximas edições. “A Semana Acadêmica é uma oportunidade de conhecer os trabalhos que estudantes e pesquisadores de diferentes áreas têm realizado. Participem!”
Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Contatos: (31) 3027-1275 - marina@cnpms.embrapa.br