3/2/2010 15:26:23
"Fortalecer ações de intensificação em produção sustentável para segurança alimentar". Esse é o objetivo do trabalho em parceria da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
Para alcançar o objetivo e melhorar as condições de vida da população mundial, as instituições destacam a necessidade de investimentos em práticas que podem intensificar a produção de culturas e rebanhos para a alimentação humana. Nesse sentido, é considerada de extrema importância a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que possibilita aumento de produtividade e renda, enquanto reduz impactos ambientais e permite, inclusive, a recuperação de áreas degradadas.
A fim de reunir informações sobre ILPF e suas potencialidades para o desenvolvimento sustentável, será realizado um workshop com especialistas da FAO, pesquisadores do Brasil e de outros países da América Latina na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).
O evento ocorrerá entre os dias 23 e 26 de março, mas as atividades de preparação já tiveram início. Pela internet, os especialistas participam de um fórum de discussão durante o mês de fevereiro. Após os encaminhamentos feitos por via eletrônica, os assuntos serão debatidos nos grupos de trabalho e nas sessões plenárias da reunião de março.
Haverá também um dia de campo para observar ações de inovação em integração lavoura-pecuária-floresta numa unidade demonstrativa localizada na região Central de Minas Gerais, no município de Maravilhas.
O workshop terá 60 participantes, incluindo 23 especialistas da FAO e cerca de 15 pesquisadores brasileiros, indicados pela Embrapa em conjunto com o IICA, além de especialistas de outros países da América Latina.
Nesta semana, o secretário executivo do Programa Cooperativo de Investigação, Desenvolvimento e Inovação Agrícola para os Trópicos Sul-Americanos do IICA, Jamil Macedo, e o coordenador do Projeto de Transferência de Tecnologia em ILPF da Embrapa, Luiz Carlos Balbino, visitaram a Embrapa Milho e Sorgo e a área onde será realizado o dia de campo. Em reunião com a chefia da Unidade e pesquisadores, eles definiram detalhes da programação do workshop.
Segundo Jamil, a reunião sobre ILPF em março trará para o Brasil especialista de diferentes partes do mundo que certamente irão contribuir para os avanços na discussão desse sistema de produção que tem grande relevância para o país, uma vez que busca otimizar a produção de cereais, carne e florestas energéticas em áreas já em uso, evitando a expansão da fronteira agrícola para novas áreas de Cerrado ou da Amazônia.
Confira abaixo os tópicos do fórum de discussão, que possibilita a troca de informações eletronicamente antes da reunião de março:
- sistemas promissores de ILPF, inovações e táticas para implementação;
- desenvolvimento de ligações de mercado promissores para a integração lavoura-pecuária-floresta e processos associados de cadeias de abastecimento;
- vontade política e apoio institucional para a adoção e disseminação de inovações e práticas associados à ILPF para segurança alimentar e nutricional;
- pesquisas necessárias para a geração de conhecimentos e práticas inovadoras a serem adotadas por agricultores e dimensionamento de sistemas de cultivo promissores para a intensificação da produção sustentável.
Mais informações podem ser obtidas no endereço:
http://www.fao.org/agriculture/crops/core-themes/theme/spi/iclsd/en/
Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1223
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br