Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

Eficiência consolidada, mas logística ineficiente persiste, apresentam especialistas



Diretor-executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França
10/9/2010 14:35:55



"Avançamos muito. Somos o terceiro país em comércio mundial na agricultura, mas temos um longo caminho a percorrer para avançarmos na produção de grãos. E o que o Brasil apresenta como diferencial, em termos de áreas para a agricultura, é que temos condições plenas de ocuparmos um lugar entre os maiores países produtores de alimentos do mundo". Com essa afirmação, o diretor-executivo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), José Geraldo Eugênio de França, fez uma análise sobre o tema "O papel das empresas nacionais de pesquisa no melhoramento genético", palestra proferida no XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo.

Segundo ele, a posição de destaque ocupada pelo Brasil nessa conjuntura se deu, principalmente, pelos avanços em produtividade. "Hoje, quem paga as contas desse país chamado Brasil é a atividade agropecuária, são as cadeias produtivas das carnes, da soja e do milho", reforçou, se referindo também às pesquisas que possibilitaram incrementos significativos na produtividade das principais culturas agrícolas, de commodities como o milho e a soja. E nesse contexto, o secretário de Política Agrícola do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Silvio Farnese, destacou a necessidade de foco na questão estrutural da agricultura. "Somos eficientes, a safrinha já não pode ser denominada dessa maneira, já que se transformou em safra de inverno. No entanto, persiste a deficiente infraestrutura", disse.

Farnese apontou a urgência de se investir em logística, oferecendo condições de minimizar os custos de transporte para escoamento do milho produzido em Mato Grosso. "Grande parte das ações do Governo, como o Prêmio de Escoamento de Produto e o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor, são para compensar esses gargalos. No entanto, estamos perdendo esforço e competitividade no agronegócio mundial se não priorizarmos essa questão estrutural", defendeu. A mesma opinião foi defendida pelo presidente da Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho), Odacir Klein. "Deve haver políticas públicas para evitar o estrangulamento da safra, oferecendo condições reais para aumento do consumo de milho em Unidades da Federação, como incentivos fiscais e à criação de atividades de avicultura e suinocultura", defendeu.

Campinas sediará congresso em 2012

Os temas foram debatidos no último dia da programação do XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, realizado em Goiânia-GO de 29 de agosto a 02 de setembro. Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira, 01, pela ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo) foi definido o local do próximo evento, realizado de dois em dois anos: Campinas-SP. Participaram da eleição as cidades de Teresina-PI e Araxá, em Minas Gerais. "Em votação, os associados definiram a cidade de Campinas para sediar o próximo congresso, que terá à frente o IAC, Instituto Agronômico de Campinas, na organização", disse Ivan Cruz, presidente da ABMS e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

Segundo Cruz, o balanço feito em relação ao XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo é muito positivo em relação ao número de participantes e a competência dos palestrantes e temas abordados. "Esses foram os diferenciais. Poderia citar ainda a realização do curso sobre sistema de produção de milho, que teve lotação máxima em todos os dias de sua realização", apontou o pesquisador. "Agradecemos a todos os parceiros e aguardamos com ansiedade a realização do próximo congresso em Campinas", finalizou.

O XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, realizado pela Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Transferência de Tecnologia, Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Universidade Federal de Goiás, acontece até a próxima quinta-feira em Goiânia-GO. A promoção é da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo).

SERVIÇO:

Evento: XXVIII Congresso Nacional de Milho e Sorgo
Local: Centro de Convenções e Eventos da Universidade Federal de Goiás (Goiânia-GO)
Data: de domingo (29/08) a quinta-feira (02/09)

Texto: Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG): www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Contatos: (31) 9212-2063 / gfviana@cnpms.embrapa.br e guilhermefviana@hotmail.com .

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267