8/11/2010 10:32:52
De 8 a 11 de novembro, em Washington, DC (EUA), pesquisadores, autoridades públicas, financiadores e empresários estarão reunidos para avaliar os avanços dos programas de biofortificação de alimentos em diferentes partes do mundo como estratégia de combate à má nutrição ou fome oculta. A Embrapa terá lugar no último painel da I Conferência Global sobre Biofortificação que discutirá o futuro desses programas mediante os resultados apresentados. O pesquisador e assessor da presidência da Embrapa Francisco Reifschneider será o palestrante.
A conferência tem o objetivo de discutir as principais linhas de pesquisa, seus resultados e o montante de investimentos, dar visibilidade à biofortificação como estratégia de intervenção agrícola promissora para a saúde pública e, por fim, mapear o futuro da biofortificação pela identificação de sinergias e gargalos de conhecimento e parceiras.
A má nutrição afeta bilhões de pessoas em todo o mundo. Frutas, vegetais e carnes são ricos em micronutrientes que estão pouco disponíveis na dieta das populações mais pobres cuja alimentação consiste basicamente no consumo de arroz, milho e mandioca.
Mais de 300 pesquisadores estão vinculados às pesquisas sobre biofortificação de alimentos em cerca de 40 países. A I Conferência é organizada pelo HarvestPlus, um consórcio de instituições de pesquisa e agências de desenvolvimento que trabalham pelo melhoramento e difusão de culturas mais nutritivas.
O HarvestPlus faz parte do Grupo Consultivo em Políticas de Agricultura Internacional (CGIAR) e é coordenado pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT) e pelo Instituto Internacional de Pesquisa em Políticas de Alimentos (IFPRI). Mais informações sobre o evento: http://www.harvestplus.org.
Texto: Soraya Pereira
Jornalista / Embrapa Agroindústria de Alimentos
Tel.: (21) 3622-9739