13/1/2011 14:06:43
O uso da biodiversidade na manutenção do equilíbrio biológico é tema de curso realizado na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG). Com enfoque na aplicação do Controle Biológico (CB), técnica que utiliza meios naturais para combater pragas, o treinamento teve como exemplo a cultura do milho.
"A biodiversidade é um assunto cada vez mais importante no cenário mundial. E é necessário conhecer a biodiversidade. Conhecer as pragas, mas também os insetos benéficos, que são os agentes de controle dessas pragas", explica o coordenador do curso e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Ivan Cruz.
Com duração de duas semanas (3 a 14 de janeiro), o curso atraiu participantes de vários locais. A estudante de Agronomia Camila Barros veio do Paraná. "Participo de um grupo de pesquisa na Universidade Estadual de Maringá e o tema do curso vem ao encontro do nosso trabalho, que é monitoramento de insetos e Controle Biológico", comenta.
Segundo a estudante, as aulas demonstraram a importância do CB para a manutenção da biodiversidade. Camila comenta que essa técnica começou a ser adotada no Paraná, principalmente nas lavouras de cana-de-açúcar para controle da broca da cana.
A bióloga Kátia Cirelli é doutora em Ecologia e Recursos Naturais e tem uma empresa de instalação de agroecossistemas em Limeira, São Paulo. A participação de Kátia no curso teve dupla motivação. "Vim para compartilhar experiências e, como empresária, para captar novos talentos. É raro encontrar atividades com esse enfoque", conta.
A empresária percebe que há um mercado promissor para a agricultura sustentável. "Tem futuro e, no estado de São Paulo, já é fato. A Comunidade Europeia busca alimentos seguros, com uso mínimo de agroquímicos", explica. Por isso, o Controle Biológico é o caminho para agricultores que pretendem exportar seus produtos.
Para Maura Bernardes, graduanda em Ecologia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), o curso foi mais interessante do que suas experiências anteriores de estágio de férias. "Deu uma visão completa. Mostrou todo o processo de Controle Biológico e foi bastante dinâmico, tanto na parte teórica quanto nas práticas de campo e de laboratório."
A estudante considera que o treinamento teve grande importância para sua formação. "O ecólogo visa minimizar impactos e, na agricultura, a forma ideal de minimizar impactos é com o Controle Biológico", afirma.
O pesquisador Ivan Cruz conta que decidiu de criar o curso por notar uma demanda relativa ao tema. "Em vários lugares em que vou fazer palestras, há sempre uma curiosidade muito grande sobre biodiversidade. E esse assunto, às vezes, não é devidamente abordado nas universidades. Então, o curso veio como um complemento educacional".
A necessidade de oferecer formação na área reflete uma tendência atual. "A quantidade de produtos químicos aplicados na natureza é assustadora. O que limitava o Controle Biológico era a falta de disponibilidade comercial dos agentes naturais. Com o crescimento das biofábricas, a prática tem aumentado", explica o pesquisador.
A intenção é realizar o curso duas vezes por ano, sempre nos períodos de férias escolares. Nesta edição, gratuita, foram ofertadas 20 vagas. O curso "Uso da biodiversidade na manutenção do equilíbrio biológico: metodologia de pesquisa e aplicação" é uma realização da Embrapa Milho e Sorgo em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), dentro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitoides (INCT Hympar).
Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br