8/2/2011 10:50:32
Seis cultivares de milho, entre híbridos simples, duplos, triplos e uma variedade, e cinco cultivares de sorgo, sendo híbridos forrageiros e graníferos, compõem o portfólio de tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) que estão sendo apresentadas esta semana durante a 23ª edição do Show Rural Coopavel em Cascavel (PR). A feira é considerada um dos principais eventos voltados para o agronegócio brasileiro e recebe, em média, 180 mil visitantes todos os anos em uma área de 72 hectares.
Abaixo, conheça as tecnologias que estão sendo apresentadas pela Embrapa Milho e Sorgo.
Milho - As cultivares de milho que estarão disponíveis ao público são a BRS 1040, BRS 1002, BRS 2022, BRS 3025, BRS 1055 e a BRS 4103. O híbrido simples de milho BRS 1040 apresenta ciclo semiprecoce, com porte médio/alto e grãos semidentados de cor alaranjada, bons níveis de produtividade e estabilidade de produção, bom empalhamento, boa tolerância ao acamamento e ao quebramento e resistência à cercosporiose. Pode ser cultivado nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e estado do Paraná (norte, noroeste e oeste do estado), para plantios em safra e safrinha, sem restrição de altitude.
O milho BRS 1002 também é um híbrido simples, de ciclo precoce, que apresenta excelente sanidade foliar associada à alta produtividade, ótima estabilidade de produção, porte médio, arquitetura ereta, resistência ao acamamento e quebramento, além de ótimo empalhamento. A cultivar é indicada para a época normal de semeadura nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná.
Já o BRS 2022 é um híbrido duplo que, além do baixo custo, reúne bons níveis de produtividade e boa tolerância ao acamamento e ao quebramento. Seu plantio é recomendado para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste e Paraná (norte, noroeste e oeste do Estado) para a safra e em ambientes localizados acima de 700 metros de altitude.
O híbrido triplo de milho BRS 3025 reúne bons níveis de produtividade, com boa tolerância ao acamamento e ao quebramento, arquitetura moderna, ciclo precoce, grãos alaranjados e boa resistência à cercosporiose, à ferrugem comum e à ferrugem polissora. Seu plantio é recomendado para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Paraná (norte, noroeste e oeste do estado).
O BRS 1055, por sua vez, apresenta boa relação custo-benefício pela produtividade superior à maioria dos híbridos simples em diversos tipos de ambiente. Apresenta porte médio/alto, grãos semidentados de cor avermelhada, elevada produtividade e estabilidade de produção. Também pode ser cultivado nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e estado do Paraná (norte, noroeste e oeste do estado), para plantios em safra e safrinha, sem restrição de altitude.
A variedade BRS 4103 foi desenvolvida preferencialmente para a agricultura familiar e apresenta grãos predominantemente do tipo semiduro, com cor amarelo-laranja, ciclo precoce e baixa altura de planta e espiga, bom potencial de produção, baixa porcentagem de plantas acamadas e quebradas e espigas bem empalhadas e sadias. É recomendada para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste e Paraná (norte, noroeste e oeste do Estado).
Sorgo
No caso do sorgo, o "Espaço Negócios", coordenado pela Embrapa Transferência de Tecnologia, trará informações sobre as cultivares BRS 655, BRS 802, BRS 810, BRS 330 e BRS 332. O sorgo BRS 655 é um híbrido forrageiro desenvolvido para atender à crescente demanda dos produtores por maior eficiência na alimentação de bovinos. É também especializado para o fornecimento de forragem de alta qualidade para ensilagem.
O híbrido BRS 802 é uma planta de rápido crescimento, vigorosa e de abundante perfilhamento, especializado para o fornecimento de forragem fresca de alta qualidade para corte ou pastejo direto. A alta produtividade de matéria verde obtida com o BRS 802, avaliado sob diversas condições do Brasil, mostra a ampla adaptação desse híbrido às condições tropicais e subtropicais do país.
Já o BRS 810 tem ciclo anual e apresenta alta capacidade de rebrota, excelente palatabilidade e aceitação pelos animais. A cultivar possui alto valor nutritivo, sendo altamente resistente à seca e adaptada à produção de biomassa sob condições de estresse ambiental. Ela cresce muito rapidamente: entre 30 e 40 dias já fornece um pasto de alta qualidade. Seu uso preferencial como forrageira é no corte verde e no pastejo direto.
O BRS 330 e o BRS 332 são híbridos simples de sorgo granífero de porte médio e ciclo médio a tardio com boa resistência ao acamamento e ampla adaptabilidade em plantios de sucessão nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Apresenta alto nível de produtividade, estabilidade de produção, grãos vermelhos de boa qualidade e moderada resistência à antracnose.
Lançamentos marcam participação da Embrapa
No total, 19 Unidades da Embrapa participam do Show Rural Coopavel. Durante o evento, serão lançadas duas cultivares de feijão, duas cultivares de soja e um inoculante para trigo e milho. Os lançamentos acontecem no dia 10, quinta-feira, às 11h, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, com a presença do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e do diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes.
O novo inoculante AzoTotal® para a cultura do milho e o primeiro inoculante para o trigo do Brasil foi desenvolvido em parceria entre a Embrapa Soja e a Total Biotecnologia. O AzoTotal® é um inoculante que contém a bactéria Azospirillum brasilense e está disponível, a partir de 2011, para utilização pelos produtores.
As estirpes da bactéria Azospirillum brasilense, autorizadas pelo Ministério da Agricultura para a produção de inoculantes, foram identificadas pela Embrapa Soja e pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). De acordo com a pesquisadora Mariangela Hungria, da Embrapa Soja, o AzoTotal® é uma nova opção em biofertilizante promotor de crescimento de plantas. "Ao ser aplicado às sementes, o AzoTotal® promove maior desenvolvimento do sistema radicular, tolerância à seca, maior absorção de água e nutrientes", explica a pesquisadora.
Segundo ela, o inoculante também possibilita plantas mais vigorosas e facilita a fixação de nitrogênio da atmosfera. Durante mais de seis anos de ensaios a campo, verificou-se que a inoculação com a aplicação de 20 kg N/h, no trigo, e de 24 kg N/ha, no milho, resultou em bons rendimentos.
A pesquisadora estima que a economia em fertilizantes nitrogenados pela inoculação com Azospirillum com as culturas do milho e do trigo possa ser de 2 bilhões de dólares por ano. "Desse modo, além da economia para os agricultores, o uso de inoculantes contendo Azospirillum contribui para o equilíbrio do meio ambiente e pode ser objeto de negociações futuras no comércio de créditos de carbono", ressalta.
Confira a cobertura do Show Rural Coopavel na página oficial do evento: http://www.showrural.com.br .
Mais informações:
Embrapa Milho e Sorgo
Rodovia MG 424, Km 45
Cep: 35702-098
Sete Lagoas-MG
Tel.: (31) 3027-1272
Site: www.cnpms.embrapa.br
Embrapa Transferência de Tecnologia - Sede
Parque Estação Biológica - PqEb
Av. W3 Norte (final), Ed. Sede, Térreo
CEP - 70770-901 - Brasília, DF
Telefone: (61) 3448-4570; Fax: (61) 3448-4511
E-mail: sac.snt@embrapa.br
Site: www.embrapa.br/snt
Informações sobre aquisição de produtos:
Milho e sorgo:
Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Sete Lagoas
Rodovia MG-424, Km 65 - Caixa Postal 151
CEP: 35701-970 - Sete Lagoas, MG
Telefone: (31) 3027-1230
E-mail: enset.snt@embrapa.br
Texto: Jornalistas Eduardo Pinho Rodrigues (Mtb/GO: 1073), Elizabete Antunes (MTb 744/DF), Lebna Landgraf (MTB 2903/PR), Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)