14/2/2011 09:25:49
A Embrapa Milho e Sorgo terá participação no Ma Shou Tao Agrícola, um dos maiores eventos técnicos de campo da região Sudeste. Nos dias 16 e 17 de fevereiro, cerca de três mil participantes são esperados na Fazenda Boa Fé, em Conquista-MG. Fazem parte da programação o 17º Encontro Técnico de Milho e Soja e a 10ª Exposição de Tecnologia Agrícola.
O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo José Carlos Cruz será responsável pela estação de campo intitulada "Gestão tecnológica para máxima produtividade na cultura do milho".
José Carlos ressalta que "em todas as regiões brasileiras existem produtores que já obtiveram rendimentos superiores a 200 sacos por hectare de milho, não sendo raros aqueles que produzem mais de 14 toneladas por hectare. Entretanto, a média nessas regiões são bem inferiores, demonstrando uma grande diferença entre os sistemas de produção utilizados".
Em sua apresentação, o pesquisador irá abordar pontos importantes para a eficiência das lavouras de milho, como fertilidade do solo, época de plantio, escolha da semente, uso de espaçamento e de densidade adequados e manejo integrado de pragas. Ele faz um alerta aos agricultores: "a maximização da produtividade só tem sentido quando associada com a otimização do uso de insumos, a sustentabilidade e uma maior rentabilidade".
Segundo José Carlos, é comum verificar situações em que os fertilizantes, especialmente o fósforo e o potássio, são aplicados além da quantidade técnica recomendada. Também é comum o uso excessivo de inseticidas e fungicidas, onerando o custo de produção e comprometendo a saúde do produtor e o meio ambiente.
O pesquisador da Embrapa destaca o trabalho constante que é necessário para que o agricultor consiga ter bons rendimentos. "Altas produtividades são obtidas de forma gradual e passam, invariavelmente, pelo aumento da capacidade produtiva do solo. O produtor deverá procurar sempre aumentar o potencial produtivo de sua lavoura através de técnicas, como o sistema de plantio direto, com adequado programa de rotação de culturas, envolvendo inclusive o consórcio de milho com forrageiras, visando o manejo conservacionista do solo e da água e a preservação do meio ambiente."
Em relação às definições a serem feitas pelo agricultor, José Carlos frisa a importância da escolha correta da semente. "O rendimento de uma lavoura de milho é resultado do potencial genético da semente, do local e do manejo da lavoura. De modo geral, a cultivar é responsável por 50% do rendimento final. Consequentemente, a escolha correta da semente pode ser a razão do sucesso ou insucesso da lavoura", explica o pesquisador.
O Ma Shou Tao Agrícola recebe produtores, pesquisadores, estudantes, empresários e profissionais do agronegócio. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no enderço http://www.mashoutao.com.br/.
Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Área de Comunicação Empresarial (ACE)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br