22/2/2011 09:22:13
A 6ª edição da Dinâmica Agropecuária – Dinapec, realizada anualmente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Unidade Gado de Corte, em Campo Grande-MS, trará para os produtores da região minicursos, conduzidos por especialistas da Empresa, durante os dias 24 e 25 de fevereiro. As vagas limitadas em número de 50 têm inscrições feitas pela Internet (http://dinapec.cnpgc.embrapa.br/2011).
“Conhecendo a carne que você consome” é uma avaliação da percepção do consumidor para nuances de aspectos qualitativos da carne bovina. No curso haverá dicas para a compra e uso de cortes cárneos bovinos. O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gelson Feijó, em três horas, abordará os atributos de qualidade da carne e sua classificação. “A pecuária tem tecnologias para produzir carne de melhor qualidade, mas o consumidor não é capaz de identificar e/ou não dispõe de ferramentas para valorizar um produto com qualidade superior, além disso, em muitos momentos, é o próprio consumidor quem "estraga" a carne ao prepará-la de forma inapropriada”, ressalta Gelson.
O consórcio milho-braquiária pode fazer a diferença no Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), Gessi Ceccon mostrará, na Dinapec, como implantá-lo na propriedade rural. A tecnologia foi aprimorada para a obtenção de palha para a cobertura do solo nos períodos de outono e inverno, a safrinha. Ceccon explica que “o consórcio de milho com pastagens permite a melhoria da fertilidade e da descompactação do solo e auxilia na retenção de água. Vale destacar que o sistema está incluído no zoneamento agrícola e pode ser financiado pelo crédito agrícola, com Proagro e seguro agrícola”.
Falando ainda de milho, o engenheiro agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Diego de Oliveira Carvalho, apresentará a produção de sementes de milho variedade para comunidades rurais. O especialista em fitopatologia explanará sobre amostragem do solo e preparo do mesmo, calagem, tratamento de sementes, sementes de variedades adaptadas à região, adubação de plantio e cobertura, controle de pragas, doenças e plantas daninhas, secagem ao sol, dentre outros fatores e com “demonstrações práticas dos processos de seleção das melhores espigas e mecânico de beneficiamento das sementes”.
De gado de corte para leiteiro. O médico-veterinário da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP), Marco Aurélio Carneiro Bergamaschi, ministrará o curso “Produção intensiva de leite a pasto”. Durante a capacitação esclarecerá aos participantes por que o uso de pastagens de gramíneas forrageiras tropicais é a base de uma pecuária leiteira sustentável e como a alimentação dos bovinos influencia diretamente o custo de produção. A ampliação do uso das pastagens para o maior tempo possível ao longo do ano, conforme Bergamaschi, “permite uma redução expressiva nos custos de produção e, consequentemente, o aumento da margem de lucro do produtor”.
A aquicultura também estará nesta 6a Dinapec. A Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), por meio do pesquisador Flávio Nascimento, dará um treinamento de produção de peixes em tanques-rede. Avaliar a produtividade e a sustentabilidade do cultivo de cacharas em tanques-rede no Pantanal é o principal objetivo desse projeto de piscicultura desenvolvido pela Embrapa. Melhoramento genético da espécie, estruturação da cadeia produtiva do pescado e fomento à criação com políticas públicas que permitam a inserção do pescador profissional em uma nova atividade econômica estão entre as metas da proposta que será tema de curso na Dinâmica.
O conceito de crédito rural e sua composição, as principais linhas de crédito disponíveis, suas características e finalidades e uma pequena introdução à Bolsa de Mercadorias e Futuros fecha o catálogo de minicursos disponíveis na Dinapec 2011.
Para participar os interessados devem preencher uma ficha de inscrição disponível na página da Dinapec (http://dinapec.cnpgc.embrapa.br/2011), pelo custo de 30 reais e para sua efetivação é necessário o depósito no Banco do Brasil S/A, Agência 3381-2, C/C 6.999-X e enviar o comprovante para o número de fax (67) 3042-6383 ou 3027-6383, com a identificação do participante. Dúvidas e problemas são resolvidos pelo e-mail fundapam@yahoo.com.br ou (67) 3368-2141.
Os interessados podem visitar os 32 hectares da Dinâmica em grupos organizados ou individualmente. A Dinapec está localizada na BR 262, km 4 , saída para Aquidauana, na capital sul-mato-grossense.
Embrapa Gado de Corte, Embrapa Pecuária Sudeste, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Pantanal, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), Emb rapa Soja (Londrina-PR), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), Embrapa Acre (Rio Branco-AC), Embrapa Transferência de Tecnologia e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) são as Unidades da Empresa envolvidas na VI Dinapec que tem o patrocínio da Associação para o fomento a pesquisa de melhoramento de forrageiras tropicais (Unipasto), Produção Consultoria Rural e Banco do Brasil.
Informações: dinapec@cnpgc.embrapa.br.
Texto: Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14)
Jornalista
Telefone (67)3368.2144