12/4/2011 09:02:10
A Casa Civil da Presidência da República definiu na noite de quinta-feira, 07, a nova diretoria-executiva da Embrapa: Maurício Lopes, Vania Castiglioni e Waldyr Stumpf Junior. Os nomes faziam parte da lista resultante do processo de seleção.
Maurício Antônio Lopes estará a frente da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento. Graduado em Agronomia, possui mestrado em Genética e é doutor em Biologia Molecular de Plantas. Na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) foi chefe-adjunto de P&D. Na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), além de pesquisador, atuou como gestor do Núcleo de Recursos Genéticos e chefe-adjunto de P&D. De 2000 a 2003 foi chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, em Brasília, quando liderou o processo de definição e implantação do atual modelo de gestão da programação de P&D da Empresa (SEG - Sistema Embrapa de Gestão). Maurício Lopes assumiu papel importante também na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), onde atuou junto ao Departamento de Agricultura. É membro do Conselho Científico da Fundação Agrópolis, em Montpellier, França, consultor de várias revistas científicas e organizações de CT&I nacionais e internacionais e membro de diversas comissões técnicas e grupos assessores. Atualmente é coordenador e pesquisador do Labex Coreia, em parceria com a Rural Development Administration- RDA.
Vania Beatriz Rodrigues Castiglioni, que assumirá a diretoria de Administração e Finanças, ingressou na Embrapa em 1989 para coordenar o Programa Nacional de Pesquisa com Girassol. Nos últimos 14 anos seu foco de atuação tem sido em gestão, exercendo cargos de chefia. De outubro de 2003 a fevereiro de 2008, foi chefe-geral da Embrapa Soja (Londrina, PR), onde também exerceu o cargo de chefe-adjunto de Administração. Em agosto de 2008 assumiu a chefia da Secretaria Executiva do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa – PAC Embrapa, onde ficou até maio de 2010 para atuar como chefe do Departamento de Transferência de Tecnologias da Embrapa, cargo que ocupa atualmente. Natural do Espírito Santo, a nova diretora é graduada em agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em Genéticas e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa e possui MBA Executivo Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.
Waldyr Stumpf Junior, que ingressou na Embrapa em 1986, será diretor-executivo de Transferência de Tecnologia. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1975, e possui mestrado e doutorado em Zootecnia. Atuou na área de fomento à pecuária leiteira na Companhia Rio-Grandense de Laticínios e Correlatos, entre 1978 e 1986, onde foi gestor por quatro anos. Na Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) foi chefe-adjunto de Desenvolvimento (de 1996 a 1997) e de Pesquisa e Desenvolvimento (2003 a 2007). Desde 2008, ocupa a função de chefe-geral da Unidade. Natural de Porto Alegre (RS), Waldyr faz parte do Conselho Fiscal do Conselho de Desenvolvimento da Região Sul e do Fórum Mercosul, e representa a Embrapa no Conselho Administrativo da Ascar/RS e no Conselho Técnico-Administrativo da Emater/RS.
A nomeação da nova diretoria já está no Diário Oficial da União, seção 2, página 1, de segunda-feira, 11: http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=2&pagina=1&data=11/04/2011
Secretaria de Comunicação Social
Contatos: (61) 3448-4012 / 3448-4113
Na Embrapa Milho e Sorgo:
Jornalista Guilherme Viana (MTb/MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
ACE (Área de Comunicação Empresarial)
Tels.: (31) 3027-1272 / (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br