Untitled Document
 
Embrapa Milho e Sorgo
Acesse aqui outras unidades da Embrapa Acesse aqui outras unidades da Embrapa


Acesse também
Agência de Informação Embrapa
Árvore do conhecimento do Milho
Catálogo de Produtos e Serviços
Ao alcance de todos
CImilho
Centro de inteligência do milho
Agritempo
Agritempo
Sistema de Monitoramento Agrometeorológico
Câmara Setorial
Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, Aves e Suínos
ABMS
Associação Brasileira de Milho e Sorgo

SIT viabiliza parceria para desenvolvimento sustentável do Alto Paraopeba



Diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes: SIT poderá marcar atuação regional da Embrapa, um dos objetivos da Empresa
16/5/2011 11:07:53



Uma região que depende excessivamente da mineração e que tem na extração do minério de ferro a principal atividade econômica receberá incentivos para o desenvolvimento da agropecuária com o objetivo de diversificar suas atividades e garantir condições de aumento de renda do produtor rural. A abertura da 4ª SIT (Semana de Integração Tecnológica), realizada na última sexta-feira, dia 13, viabilizou a assinatura de um contrato de parceria entre a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o Codap (Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba) para a promoção de ações que viabilizem o desenvolvimento agrícola sustentável nesta região, composta por sete municípios localizados na região Central do Estado.

Compõem o Consórcio os municípios mineiros de Belo Vale, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas, Jeceaba, Ouro Branco e São Brás do Suaçuí. Segundo o prefeito de Congonhas e presidente do Codap Anderson Costa Cabido a região se prepara para ser detentora do terceiro maior PIB do Estado. “O Alto Paraopeba recebe o maior volume de investimentos privados entre as regiões mineiras. Ao longo dos próximos quatro anos, estão previstos investimentos da ordem dos R$ 20 bilhões. Ao mesmo tempo, a população deve crescer 80% nos próximos 10 anos. Isso tudo trará também impactos negativos, apresentando sérios riscos para a agricultura e a pecuária”, antecipa Cabido.

Segundo ele, tal contexto já é verificado em alguns municípios, como Belo Vale, maior produtor de mexerica do Estado. “Não tem mais mão de obra para a colheita. Os agricultores, cada vez mais, abandonam a atividade e procuram emprego nas mineradoras. Precisamos reverter esse quadro”, pondera o prefeito. E nessa conjuntura, o contrato de parceria trará novos horizontes para a região. “Enxergamos hoje o nascimento de uma iniciativa que fará uma diferença enorme na vida de agricultores do Alto Paraopeba”, disse. “O contrato pode se tornar referência nacional, transformando o Codap em modelo para outros consórcios”, completou o gerente-executivo do Polo de Excelência Mineral e Metalúrgico da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Renato Ribeiro Ciminelli.

Tecnologias para a promoção do desenvolvimento agrícola sustentável têm a garantia de impactar positivamente no setor da mineração. De acordo com o deputado federal Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), a iniciativa antecipa desafios no contexto da exploração mineral para descobrir alternativas de ocupação e recuperação de áreas degradadas ao longo dos séculos. “Reforçamos o papel da Embrapa em criar alternativas para que o agricultor permaneça em sua propriedade”, reforçou o deputado estadual Duílio de Castro (PMN). Ao mesmo tempo, lideranças do setor apresentaram ao prefeito de Sete Lagoas Mário Márcio Campolina Paiva a oportunidade de disponibilizar competências em nível mundial para o setor guseiro, uma das molas que impulsionam a economia da região.

SIT pretende atingir público urbano

Para o diretor-presidente da Embrapa Pedro Antonio Arraes Pereira há muitos desafios em uma parceria como a estabelecida com o Codap. “É nossa expectativa trazer a Epamig e a Emater-MG para esse circuito, além de uma participação intensa de empresas da iniciativa privada, com governança participativa, ajudando a viabilizar o programa de desenvolvimento do Alto Paraopeba”. Segundo o diretor-presidente, a Semana de Integração Tecnológica pode aproximar esses atores e marcar a atuação local e regional da Embrapa, um dos objetivos da Empresa.

“Vamos apresentar, durante a semana de realização da SIT, um leque diversificado de produtos, processos, serviços e tecnologias voltados também para o público urbano. É a Embrapa olhando para toda a sociedade brasileira”, concluiu o chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Antônio Álvaro Corsetti Purcino. Na ocasião, a Embrapa Milho e Sorgo recebeu uma moção de congratulação da Câmara Municipal de Sete Lagoas pela realização do evento.

A 4ª SIT é uma realização da Embrapa Milho e Sorgo, Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais) e Universidade Federal de São João Del-Rei e acontece de 13 a 20 de maio. Todas as atividades dependem de inscrição prévia, que pode ser feita pela página da SIT na internet: www.cnpms.embrapa.br/sit. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3027-1167.

Acompanhe também a realização da SIT nas redes sociais:
www.facebook.com/profile.php?id=100002419324340 (Facebook) e @SIT2011 (Twitter).

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Tel.: (31) 3027-1272
Cel.: (31) 9733-4373
E-mail: gfviana@cnpms.embrapa.br

 

Últimas Notícias
Comissão Técnica da Produção Integrada do Milho é criada
Livro traz informações atualizadas sobre consórcio milho-braquiária
INCT-Acqua e Embrapa realizam Seminário ‘Agricultura em Territórios Mineradores’
Seminário abordará viabilidade econômica de pequenas propriedades rurais
Secretaria de Agricultura de Minas deverá estimular controle biológico de pragas

Untitled Document
Todos os direitos reservados, conforme Lei nº 9.610
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Política de Privacidade
Embrapa Milho e Sorgo
Rod. MG 424 KM 65 - Sete Lagoas
Telefone (31) 3027-1100 - Fax (31) 3027-1188
Caixa Postal 285 ou 151 - CEP 35701-970 Sete Lagoas - MG - Brasil
Fale conosco: (31) 3027 - 1267